Dragão do Mar lança exposição interativa para Copa das Confederações

24 de maio de 2013

Tão logo são chegados os grandes eventos esportivos, como Copa das Confederações, Copa do Mundo e Olimpíadas, e as ruas do nosso país são rapidamente tomadas pelas cores verde e amarelo. Pessoas comuns vestem a camisa, carregam adereços, alguns deles barulhentos, enfeitam unhas e decoram suas casas, tudo em prol de uma torcida que pelo menos nestes períodos parece ser formada por um povo só. Ao tentar captar a energia e criatividade que surge nestes eventos esportivos, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, por meio do Museu da Cultura Cearense (MCC), lança um convite público para arrecadação de memórias e objetos em verde-amarelo. A partir desta sexta-feira (24), o MCC receberá fotos, enfeites, sons e artefatos que remetam a lembranças de torcedor. Os materiais enviados serão utilizados para compor a mostra “Verde-amarelo”, a ser aberta no dia 13 de junho, nas galerias do Museu da Cultura Cearense.

 

Segundo Valéria Laena, diretora do MCC, vemos agora serem iniciados os preparativos para receber esses grandes eventos, então é um momento oportuno para refletirmos de maneira leve sobre questões importantes como construção da brasilidade, identidade e memória. “O povo cearense é conhecido por sua criatividade, então estamos apostando nesse espírito inventivo para mostrar como se materializa essa mobilização nestes períodos em particular”, afirma Valéria.

 

Um dos idealizadores da Exposição, o sociólogo e pesquisador Titus Riedl afirma que a exposição busca mostrar, de maneira divertida, como se dá essa cultura do improviso aqui no Ceará. “Queremos ver como os indivíduos criam e recriam objetos para expressar a sua emoção, utilizando, inclusive, elementos que são próprios dessa cultura, como a renda, a presença de redes, bandeirinhas, o fuxico, entre outros”, afirma.

 

Para participar, os interessados devem enviar fotografias e/ou descrições de objetos, ambientes, pinturas, etc. ao endereço eletrônico: verdeamarelo@dragaodomar.org.br. É importante que os colaboradores enviem no e-mail também telefones e endereços para contato. Algumas contribuições podem ser acolhidas na mostra como objetos expositivos e, posteriormente, fazer parte do acervo do museu. As doações de material podem ser enviadas à administração do MCC, na Av. Dragão do Mar, nº 81, até o dia 03 de junho. 

 

Sobre a exposição “verde-amarelo”

 

“A exposição “Verde-amarelo” mostra, sob um piscar de olhos, divertidas facetas da torcida futebolística brasileira – e, em especial no Nordeste e em cidades do interior. A mostra enfatiza o design da rua, os inventos do dia a dia e os momentos quando os brasileiros se orgulham das cores da bandeira brasileira.

 

A maioria das imagens e dos objetos foi captada no interior do Ceará, durante os últimos grandes eventos esportivos, como na Copa de Mundo de 2010. 

 

A exposição é especialmente concebida para Fortaleza, uma das cidades-sede de jogos da Copa das Confederações, em junho de 2013, e, sobretudo em vista da Copa do Mundo, que acontecerá exatamente daqui a um ano. Durante a exposição, pretende-se ampliar o acervo com a colaboração do público, criar ações interativas e resgatar algo do rico universo da cultura popular e do kitsch em torno das cores da bandeira do Brasil, com um olhar descontraído e com certa ironia.”

 

Titus Riedl

 

Mais informações: 3488.8611 / 3488.8617

 

24.05.2013

 

Assessoria de Comunicação e Marketing do IACC

Luciana Vasconcelos (85) 3488.8625