Dia Mundial sem fumo é comemorado no Hospital de Messejana

28 de maio de 2013 - 17:45

Nesta quarta-feira (29), às 09 horas, a equipe do Programa de Controle ao Tabagismo do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), realizará evento para lembrar o Dia Mundial Sem Fumo, comemorado em 31 de maio. Este ano, a campanha tem como tema “Diga Não a propaganda, promoção e patrocínio do Tabagismo”.

 

A equipe do HM vai apresentar o TratBem, programa de apoio à luta antitabágica, realizado em parceria com a Unimed Fortaleza. Às 10 horas, os pacientes atendidos participarão de uma descontraída festa de São João, com apresentação da “ex-quadrilha” da fumaça’, desfile das rainhas sem fumo e a entrega de certificados aos pacientes que superaram os limites da dependência e pararam de fumar há um ano. 

 

A coordenadora do Programa, Penha Uchoa, ressaltou ainda que o trabalho transcendeu a questão assistencial e passou a englobar a área da educação. “Somos referência e recebemos outras instituições de saúde que buscam capacitação com o intuito de iniciarem programas como o nosso em suas unidades. Também recebemos em nosso ambulatório, residentes e estudantes de medicina da UFC e Uece”, explicou. A equipe do programa também participa da capacitação continua, oferecida pela Secretaria da Saúde do Estado. O Programa de Controle do Tabagismo do HM ainda atua com pesquisas clínicas locais e estudos multicentricos, internacionais. Nas datas comemorativas de alerta a população, como os Dias Nacional e Mundial de Combate ao Tabagismo, realiza ações para conscientizar a sociedade sobre os prejuízos do tabagismo a saúde.

 

Programa de Controle do Tabagismo do HM

 

Uma vez inscrito no Programa, o paciente passa por uma triagem médica para coleta de informações pessoais relativas ao estado psicológico e quanto à motivação para deixar o cigarro. Exames importantes são realizados para avaliar a saúde do paciente e seu grau de dependência nicotínica. Após a avaliação inicial, o paciente passa a fazer parte do grupo de apoio, no qual é realizado o tratamento padrão, baseado na abordagem cognitivo-comportamental e terapia medicamentosa.

 

Mais informações: 85 3101-4062

 

28.05.2013

Assessoria de Imprensa do Hospital de Messejana

Stella Magalhães (85 3101.4092 – 9998.7464)