Segurança dá continuidade à qualificação de PMs para a Copa das Confederações

4 de junho de 2013

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), por meio da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp), dá continuidade à qualificação de policiais militares para atuarem como batedores e escolta de autoridades e delegações durante a Copa das Confederações e Copa do Mundo, em Fortaleza.

 

São 25 novos PMs do BPRE e do BPRaio que participam da segunda turma do curso de qualificação, realizado por meio do convênio com a Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge). O objetivo é qualificar 100 policiais para atuarem durante o período das duas Copas no Ceará.

 

Entre aulas teóricas e práticas, os policiais conhecem sobre formação de escolta, funções de cada integrante dentro de uma escolta e ações a serem tomadas durante o percurso feito pelas autoridades e delegações, além de medidas de proteção aos jogadores e equipe técnica dos times que jogarão em Fortaleza, entre eles, as seleções brasileira, mexicana, espanhola e nigeriana, que jogam, respectivamente, nos dias 19 e 23 de junho deste ano pela Copa das Confederações

 

A partir desta quarta-feira (5), 25 policiais irão às ruas de Fortaleza, já em treinamento prático, realizando percursos oficiais que serão utilizados pelas delegações e autoridades. Entre os percursos estão Aeroporto Internacional Pinto Martins e antigo aeroporto, Arena Castelão e os hotéis onde ficarão hospedadas as seleções e autoridades. A novidade para esta turma é a inclusão do Hotel Marina Park no roteiro. O treinamento acontecerá em dois momentos, saindo às 8h e às 13h da Sede do Batalhão do Raio.

 

Ao todo são 80 horas/aula. Ainda haverá mais duas turmas com 25 policiais.  Durante as aulas, são ministradas disciplinas como Legislação e Trânsito Aplicada, Atendimento Pré-Hospitalar, Manutenção Básica de Motocicletas, Técnicas de Pilotagem, Técnicas de Escolta e Batedor e Técnicas de Abordagem com Motocicletas, além de Estágio Supervisionado.

 

Por meio do convênio com a Sesge, a Aesp deverá promover 13 cursos com 57 turmas e formar 1.430 policiais para os eventos que irão acontecer em Fortaleza. Entre os cursos previstos estão: Noções de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas, Atendimento Pré-Hospitalar, Enfrentamento ao Turismo Sexual e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas Cidades-Sede da Copa FIFA 2014, Negociador Policial em Ocorrências de Crises, Aperfeiçoamento em Intervenções em Bombas e Explosivos, Sistema de Comando de Incidentes, Segurança e Apoio ao Turista, Policiamento Montado em Grandes Eventos, Uso Diferenciado da Força, Escolta e Batedores, Segurança de Dignitários para Operadores e Análise Criminal Aplicada a Grandes Eventos.

 

Serviço:
Aula prática de Escolta e Batedor – 2ª turma
Data: dia 5 de junho
Horário: 7h30 – saída as 8h
Local: Sede do BPRaio – Rua Antônio Pompeu, 260 – Centro

 

04.06.2013

 

Assessoria de Comunicação da Aesp
Nádia Juvêncio
85 8774.6894

Assessoria de Comunicação da SSPDS
Henrique Silvestre – 85 3101.6517 / 6518 / 6519
Twitter: @sspdsce