Curso Nacional de Arritmias Cardíacas acontece no Hospital de Messejana

6 de junho de 2013 - 12:10

Nesta quinta-feira (07) e sexta-feira (08) acontece no Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM) o Curso Nacional de Atualização em Arritmias Cardíacas: o que o Clinico Precisa Saber. A iniciativa é do Serviço de Arritmias Cardíacas do Hospital, em parceria com a Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (Sobrac) e faz parte do Programa de Educação Continuada (PrECon). A solenidade de abertura do Curso acontece amanhã, às 14h20, e contará com a presença do diretor do Hospital de Messejana, Dr. Ernani Ximenez.

 

Os coordenadores locais do Precon de Fortaleza, Dra. Carla Leobino e Dr. Evilásio Leobino da Silva Júnior, destacam a importância do evento, para o melhor aprimoramento de cardiologistas e arritmologistas brasileiros. “Vamos abordar os questionamentos atuais sobre arritmias cardíacas e entre as atividades uma mesa de debates sobre a Fibrilação Atrial, um dos tipos de arritmia cardíaca com alta prevalência entre idosos”, diz a Dra. Carla Leobino.

 

Para o  cardiologista Evilásio Leobino da Silva Júnior, a realização do evento no Hospital de Messejana tem um significado especial. “Estamos comemorando os 80 anos de atividades do Messejana, um dos hospitais de referência em cardiologia, sobretudo de transplantes cardíacos, não só no Estado do Ceará como em todo o Brasil. Esta será também uma importante oportunidade para demonstrar para renomados especialistas em arritmias cardíacas o trabalho que realizamos aqui”, afirma o profissional.

 

Podem participar do curso médicos de qualquer especialidade, do Programa de Saúde da Família (PSF), generalista, estudantes de medicina e residentes. “Esperamos contar com a participação em massa dos médicos do PSF que trabalham no interior do Estado, que poderão ajudar a identificar muitos pacientes com problemas de arritmias e encaminhá-los de forma correta ao nosso serviço”, destacou a cardiologista Ieda Prata.

 

Saiba mais sobre Arritmias Cardíacas e Morte Súbita

 

Estima-se que mais de 300 mil pessoas sejam acometidas de morte súbita a cada ano no Brasil, e a principal causa desta ocorrência se dá por problemas cardiovasculares, como enfarte, acidente vascular cerebral (AVC) e parada cardiorrespiratória. As arritmias cardíacas respondem a 90% dos casos, conforme estudo encomendado pela Sobrac e pelo Departamento de Estimulação Cardíaca Artificial da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (Deca), em 2009, com base em dados oficiais do Ministério da Saúde. A incidência maior é para homens (60%), na proporção do universo das pessoas atingidas.

 

Serviço:

 

Curso Nacional de Atualização em Arritmias Cardíacas
Data: 7 e 8 de junho
Horário: Dia 7, de 14h30min às 18h / Dia 8, de 8h às 12h
Local: Hospital de Messejana – Rua Frei Cirilo, 3480 – Messejana – Fortaleza/ CE
Inscrições: pelo site da Sobrac (www.sobrac.org) e no local do evento
Programação oficial: www.sobrac.or/home/?p=378

 

06.06.2013

Assessoria de Comunicação do Hospital de Messejana

Stella Magalhães (85 3101.4092 – 9998 – 7464)