Governo do Estado deve reativar Usina de etanol em Barbalha

7 de junho de 2013 - 20:30

O Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), arrematou a Usina de Açúcar, Manoel Costa Filho, em Barbalha, no Cariri. O leilão judicial para alienação do terreno e parque fabril desativado aconteceu nesta sexta-feira (07), no auditório da Caixa Econômica Federal, em Fortaleza. O presidente da Adece, Roberto Smith, participou do certame, onde deu o lance de R$ 15 milhões e 480 mil. O secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado, Nelson Martins, também esteve presente, bem como os diretores de Atração de Investimentos e Agronegócio da Adece, Cláudio Frota e Reginaldo Lobo, respectivamente.

 

Localizada nos sítios Santa Tereza e Brejinho, a Usina foi implantada na década de 60, quando se valeu da longa tradição do Cariri no plantio de cana para produzir açúcar e etanol. Desativada desde 2004, ela deverá, com a aquisição do Governo do Estado, voltar a funcionar e ajudar no fortalecimento da produção agrícola da Região, que dispõe de quase nove mil hectares para a produção de cana-de-açúcar.

 

De acordo com o presidente, o Estado ainda investirá aproximadamente R$ 36 milhões para deixar a Usina novamente em condições de funcionamento. “Hoje é um dia solene e feliz, um marco, o início da concretização de uma missão iniciada há pelo menos seis meses pela Adece e a SDA. A ideia é recuperar o empreendimento e reiniciar a produção o mais rápido possível”, declarou Smith. Em seguida, segundo ele, deverá ser elaborado um Plano de Negócios para determinar se produção de álcool será destinada a combustíveis ou para abastecer a indústria de bebidas.

 

07.06.2013

Assessoria de Comunicação da Adece

Jully Gomes (jullylimagomes@hotmail.com / 85 9924.6127)