Copa das Confederações: profissionais de saúde e segurança são treinados

12 de junho de 2013 - 12:10

Profissionais de saúde e segurança do Ceará serão preparados para atuar em situações de risco que envolvam agentes químicos, biológicos, radiológicos, nucleares e explosivos, conhecidos como os QBRNE, durante a Copa das Confederações, que acontece de 15 a 30 de junho e terá jogos em Fortaleza nos dias 19, 23 e 27. A Secretaria da Saúde do Estado, com apoio do Exército Brasileiro, realizará na quinta e sexta-feira, 13 e 14 de junho, o Treinamento sobre Incidentes com Agentes QBRNE, com a participação de 100 agentes de segurança, bombeiros, profissionais de saúde de emergências hospitalares e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192). O treinamento será realizado no Auditório Waldir Arcoverde, da Secretaria da Saúde do Estado, na Avenida Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema, a partir das 8h30min.

 

Na abertura do treinamento o Governo do Estado apresentará o Plano de Contingência Estadual para Incidente QBRNE e o Plano de Contingência Estadual da Saúde para a Copa das Confederações. O treinamento está inserido nas ações de saúde para a Copa das Confederações e Copa do Mundo FIFA 2014 e, no Brasil, foi realizado no Rio de Janeiro e no Recife. Em Fortaleza, o treinamento será ministrado pelo coronel Alexandre Falcão Correia, major Júlio Renó de Sousa, tenente coronel Cláudio Picanço, capitão Francisco Doonom, Vieira e tenente José Walter Vieira de Figueiredo.

 

Os participantes serão treinados para identificar os principais agentes QBRNE, uso de equipamentos de proteção individual, atendimento pré-hospitalar e hospitalar e manejo de pacientes vítimas de ataques. Participarão do treinamento profissionais de saúde dos hospitais-retaguarda – Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Hospital São José, Instituto Dr. José Frota (IJF) e Instituto do Câncer –, da Vigilância Sanitária, do Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen), além agentes da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), Polícia Rodoviária Federal (PRF), bombeiros e Perícia Forense do Ceará (PEFOCE).

 

12.06.2013

Assessoria de Comunicação da Sesa

Selma Oliveira / Marcus Sá  (selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221)

Twitter: @SaudeCeara

www.facebook.com/SaudeCeara