Transplante de Pulmão é tema de palestra no Congresso de Pneumologia

12 de junho de 2013 - 19:47

O Hospital de Messejana promoverá o Simpósio “Aspectos atuais do transplante de pulmão”, durante o XV Congresso Norte Nordeste de Pneumologia e Tisiologia, nesta quinta-feira (13),  às 13 horas, na Fábrica de Negócios. A iniciativa faz parte das comemorações dos 80 anos do Hospital de Messejana, que convidou o precursor do transplante de pulmão no Brasil, o cirurgião torácico José Jesus Camargo Peixoto, para ministrar palestra no evento. “O Dr. Camargo foi um dos grandes incentivadores da Equipe de transplante pulmonar do Hospital de Messejana. É um dos exponenciais desta área no país e a experiência dele vai nos ajudar a continuar na busca pela excelência”, ressaltou o diretor geral do Hospital de Messejana. Ernani Ximenes.

 

O primeiro transplante de pulmão das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil foi realizado pela equipe do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, coordenada pelo cirurgião torácico Antero Gomes Neto, em junho de 2011. O médico ressaltou que a primeira cirurgia foi um grande marco para o atendimento aos pacientes com graves problemas respiratórios. “Antes, esses pacientes não tinham alternativa de tratamento, agora têm a disposição um serviço de alta qualidade para o tratamento”, disse Antero. Onze pacientes já foram transplantados. Atualmente, quatro estão na fila aguardando o transplante de pulmão.

 

Para ter acesso ao serviço ao Programa de Transplante de Pulmão do Hospital de Messejana, o paciente precisa ser encaminhado pelo médico de seu estado de origem, que deve enviar um relatório clinico com os dados do paciente e o motivo da indicação do transplante. O paciente é agendado para uma consulta com a equipe clínica e cirúrgica do programa do Hospital de
Messejana. Depois de uma avaliação criteriosa poderá ser incluído em lista para ser transplantado, ou o transplante pode ser contra-indicado.

 

XV Congresso Norte e Nordeste de Pneumologia e Tisiologia

 

O evento acontece entre os dias 12 e 15 de junho, na Fábrica de Negócios, em Fortaleza. O evento vai reunir profissionais que são referências nesta especialidade e oferecerá uma rica programação que vai contemplar as diversas áreas da Pneumologia, entre as quais Câncer de Pulmão,  Pneumonias, Tuberculoses, Tratamento do Fumante, Ventilação Mecânica, Doenças Respiratórias Alérgicas, entre outras.

 

Serviço: Simpósio Aspectos atuais do transplante de pulmão
Data: 13 de junho, às 13 horas
Local: Hotel Praia Centro – Fábrica de Negócios Av. Mons Tabosa, 740 –Praia de Iracema

 

Mais informações e Inscrições: http://www.congresso.scpt.org.b

 

12.06.2013

 

Assessoria de Comunicação do Hospital de Messejana
Stella Magalhães – (85) 3101.4092