Novos escritórios da Ematerce em Barreira e Guaiúba

13 de junho de 2013 - 17:52

O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, inaugura nesta sexta-feira (14) mais dois escritórios da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce) nos municípios de Barreira e Guaiúba, na Região do Maciço do Baturité.

 

Às 8 horas, em Barreira, será inaugurado o escritório do município. Às 10 horas, a solenidade será em Guaiuba. Os dois escritórios contam com novos computadores, mobília com estações de trabalho e um novo veículo para atender aos agricultores dos dois município e circunvizinhaças.

 

Os novos escritórios foram construídos e serão mantidos com recursos do Pacto Federativo, parceria entre União, Estado e municípios. Os equipamentos são comparados com os recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o Estado fornece os técnicos e agentes rurais e a Prefeitura Municipal arca com as despesas de segurança, energia, água e ainda disponibiliza o prédio.

 

O presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, destacou que os novos escritórios vão permitir aos agricultores o acesso às políticas de crédito e assistência técnica dos Governos Federal e Estadual. “E nós vamos universalizar a assistência técnica no Ceará, pois esperamos que até o final de agosto todos os municípios cearenses contem com escritórios da Ematerce”, afirmou.

 

Agência Nacional de Assistência Técnica

 

E durante o lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar, o Governo Federal anunciou a criação da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater). A nova agência vai trabalhar em conjunto com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), integrando a pesquisa e assistência técnica. “A Embrapa vai pesquisar as novas tecnologias e a Anater vai aplicá-las no campo”, informou o secretário Nelson Martins, que participou do lançamento oficial da Anater, em Brasília.

 

A Anater é uma empresa sem fins lucrativos e de direito privado e vai funcionar através de contrato de gestão com o Governo Federal, fazendo chamadas públicas de assistência técnica, das quais poderão participar as empresas estaduais de assistência técnica e empresas privadas.
“Com uma estrutura de escritórios da Ematerce montados em todo o interior do Ceará, nós poderemos ampliar os conhecimentos e as tecnologias que serão aplicadas pela Anater para beneficiar os agricultores familiares do Estado do Ceará”, comemorou o secretário Nelson Martins.

 

Serviço:

 

8h – Inauguração do Escritório da Ematerce de Barreira
Rua Lúcio Torres, nº 424 – Centro – Barreira/CE.
10h – Inaguração do Escritório da Ematerce de Guaiuba
Rua Rodolfo Teófilo, nº 68 – Centro – Guaiuba/CE.

 

13.06.2013

Assessoria de Comunicação da SDA

Lúcio Filho / Amanda Sobreira (ascom@sda.ce.gov.br / 85 3101.8105 – 8897.8510)

Twitter: @ImprensaSDA