Domingo é dia de doar sangue no Hemoce

14 de junho de 2013 - 18:01

No domingo, 16, o Hemoce, unidade da Secretaria da Saúde do Estado que fica na Avenida José Bastos, 3390, bairro Rodolfo Teófilo, vai abrir as portas de novo para receber doadores de sangue e garantir estoque suficiente para atender a demanda, que aumenta em períodos de grandes eventos, como o da Copa das Confederações e o São João de Fortaleza. A doação poderá ser feitas das 8 às 13 horas. Já é o terceiro domingo consecutivo que o Hemoce funciona extraordinariamente. Nos dois domingos seguintes, 23 e 30 de junho, também abrirá as portas.

 

Funcionando aos domingos para receber doações, os estoques de sangue do Hemoce cresceram. Porém, é preciso continuar crescendo para assegurar o suprimento às unidades de saúde durante a Copa das Confederações, que tem início neste sábado, 15 de junho. A Secretaria Especial da Copa (Secopa) estima a chegada de 265 mil torcedores para ver de perto em Fortaleza dois jogos na primeira etapa e um jogo na segunda etapa da competição. Por causa do fluxo maior de pessoas na capital, o Hemoce precisa reforçar o estoque de sangue. Atualmente há necessidade de todos os tipos sanguíneos. Há carência maior dos tipos O+, O- e A+.

 

Doar é simples. Basta estar saudável, bem alimentado, ter entre 16 e 67 anos, pesar mais de 50kg e apresentar um documento com foto. Quem tem menos de 18 anos, só pode doar com o consentimento do responsável legal. Em toda a hemorrede está disponível um Termo de Consentimento que deverá ser preenchido e assinado pelo candidato à doação e por seu responsável legal, anexando ainda cópia do documento oficial com foto do representante legal. O Termo também está disponível no site (www.hemoce.ce.gov.br) para download.

 

A Hemorrede Estadual – composta por unidades no Crato, Fortaleza, Iguatu, Juazeiro do Norte, Quixadá e Sobral – é responsável por todos os serviços públicos de hemoterapia do Estado. Desde outubro do ano passado, o Hemoce atende 100% da demanda de fornecimento de hemocomponentes em todo o território estadual, priorizando o atendimento à rede do SUS. O  Hemoce assiste 167 hospitais públicos, 105 hospitais privados com leitos SUS contratados, 28 hospitais privados sem leitos SUS contratados e 64 Agências Transfusionais. O Hemocentro Coordenador, em Fortaleza é responsável pelo atendimento em hospitais de maior complexidade e com maior necessidade de transfusões do estado, como o Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e o Instituto Dr. José Frota (IJF).

 

14.06.2013

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara