Hemoce comemora Dia Mundial do Doador nesta sexta-feira (14)

14 de junho de 2013 - 10:30

O Dia Mundial do Doador de Sangue será comemorado pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) nesta sexta-feira (14), com uma programação especial. Além do tradicional parabéns aos doadores, às 8h30min acontece o encontro entre doador e paciente, que darão seus depoimentos. Haverá show com mágico Jeffy e apresentação do grupo Atração. Às 09 horas será realizada uma blitz educativa com distribuição de panfletos em frente ao hemocentro.

 

No período da tarde, a partir das 14 horas, o grupo de Jiu-jitsu Gracie Barra Fortaleza Sul realizará uma apresentação e os integrantes farão doação coletiva. As lojas Skyler também abraçaram a campanha e durante o dia levarão funcionários para a doação de sangue, com apoio e presença da diretoria, além de patrocinarem as camisas para os participantes da blitz educativa.

 

O Dia Mundial do Doador de Sangue foi instituído pela Assembleia Mundial da Saúde, em 2004 e tem como propósito reconhecer as pessoas que doam sangue de forma voluntária e desta forma contribuir para o fortalecimento dos programas nacionais que coletam, processam e distribuem sangue. No Brasil, o Dia Nacional do Doador é comemorado em 25 de novembro.

 

No mês de junho, o Hemoce funcionará durante toda a semana para receber doações, inclusive nos domingos, dias 16, 23 e 30, para garantir estoques durante a realização da Copa das Confederações, que receberá 265 mil turistas e torcedores para acompanhar em Fortaleza dois jogos na primeira etapa e um jogo na segunda etapa da competição.

 

Para doar sangue é muito simples, basta estar saudável, bem alimentado, ter entre 16 e 67 anos, pesar mais de 50kg e apresentar um documento com foto. Os menores de idade, só podem doar com o consentimento do responsável legal. Para tanto, em toda a hemorrede está disponível um Termo de Consentimento que deverá ser preenchido e assinado pelo candidato à doação e por seu responsável legal, anexando ainda cópia do documento oficial com foto do representante legal. O Termo também está disponível no site (www.hemoce.ce.gov.br) para download.

 

Onde doar

 

– Hemocentro Coordenador – Av. José Bastos, 3390, Rodolfo Teófilo. Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, de 7h30min às 18h30min, e aos sábados, de 8 às 16 horas. Nos domingos, dias 16, 23 e 30 de junho, das 8 às 13 horas.

 

– Posto de Coleta no Instituto Doutor José Frota (IJF): Av. Barão do Rio branco, 1816, Centro. Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, de 7h30min às 18h30min, e aos sábados, domingos e feriados, de 13 horas às 17h30min.

 

– Unidade Móvel do Hemoce: realiza coletas externas de segunda a sábado. Para conhecer a programação da semana, acesse o site www.hemoce.ce.gov.br

 

14.06.2013

Assessoria de Comunicação da Sesa

Selma Oliveira / Marcus Sá ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221)

Twitter: @SaudeCeara

www.facebook.com/SaudeCeara