Ceará bate recorde de vacinação contra a febre aftosa

18 de junho de 2013 - 19:13

O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e da Agência de Defesa Agropecuária (Adagri), anunciaram nesta terça-feira (18), os números da primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa.

 

De um rebanho de 2.616.489 animais bovinos e bubalinos, foram vacinados 2.446.417, o que representa um índice de 93,5%. “É um resultado altamente positivo, e isso vai permitir ao Estado alcançar o status de zona livre, graças ao empenhos dos fiscais e técnicos da ADAGRI e dos agentes da Ematerce e da parceria com as Prefeituras Municipais que viabilizaram esta campanha”, afirmou o secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins.

 

Outro índice divulgado, foi o índice de mortalidade. A Adagri registrou mortalidade de 79.929 cabeças de gado bovino e bubalino, o que representa um índice de apenas 3% do rebanho. Segundo o presidente da Agência, Augusto Júnior, o índice de mortalidade ficou dentro da média que varia entre 2% e 5% do rebanho. “Esta é a mortalidade declarada pelos produtores aos fiscais da Adagri, quando do acompanhamento da vacinação”.

 

Pós-Campanha

 

Os produtores que não vacinaram o rebanho no período estipulado pela campanha devem procurar a Adagri para regularizar a situação. “A lei nos obriga a aplicar uma multa de R$ 15,20 por cabeça não vacinada e todo esse processo deve ser acompanhado por um fiscal da Agência”, afirmou o presidente Augusto Júnior.

 

Reconhecimento como Zona Livre

 

Na próxima quinta-feira (20), haverá reunião com os secretários de agricultura de todo o Nordeste com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para tratar do reconhecimento da Região como Zona Livre de Febre Aftosa com vacinação.

 

“O Ceará cumpriu todas as exigências estabelecidas pelo MAPA nas últimas campanhas de vacinação e nós estamos otimistas que seremos promovidos ao status de zona livre para ampliar os negócios agropecuários e melhorar o padrão genético do nosso rebanho”, afirmou o secretário Nelson Martins, que representará o Ceará nesta reunião.

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Lúcio Filho (ascom@sda.ce.gov.br / 85 3101.8105 – 8897.8510)

Amanda Sobreira (amanda.sobreira@sda.ce.gov.br / 85 3101.8137)

Twitter: @ImprensaSDA