Dragão do Mar abre nesta terça-feira (18) exposição Verde-Amarelo

18 de junho de 2013

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura abre nesta terça-feira (18), às 19 horas, nas galerias do Museu da Cultura Cearense (MCC), a exposição “Verde-Amarelo”. Um dos idealizadores da Exposição, o sociólogo e pesquisador Titus Riedl afirma que a exposição busca mostrar, de maneira divertida, como se dá essa cultura do improviso aqui no Ceará. “Queremos ver como os indivíduos criam e recriam objetos para expressar a sua emoção, utilizando, inclusive, elementos que são próprios dessa cultura, como a renda, a presença de redes, bandeirinhas, o fuxico, entre outros”, afirma.

 

Segundo Valéria Laena, diretora do MCC, vemos agora serem iniciados os preparativos para receber esses grandes eventos, então é um momento oportuno para refletirmos de maneira leve sobre questões importantes como construção da brasilidade, identidade e memória. “O povo cearense é conhecido por sua criatividade, então estamos apostando nesse espírito inventivo para mostrar como se materializa essa mobilização nestes períodos em particular”, afirma Valéria.

 

Espaço Interativo

 

Ao tentar captar a energia e criatividade que surge nestes eventos esportivos, o Dragão do Mar abriu um espaço na exposição para a contribuição do público, que pode colaborar com o envio de memórias e objetos em verde-amarelo. Visando aumentar o seu acervo, o MCC continua recebendo fotos, enfeites, sons e artefatos que remetam a lembranças de torcedor. Os materiais enviados poderão ser utilizados para compor a mostra “Verde-amarelo”.

 

Para participar, os interessados devem enviar fotografias e/ou descrições de objetos, ambientes, pinturas, etc., ao endereço eletrônico: verdeamarelo@dragaodomar.org.br. É importante que os colaboradores enviem no e-mail também telefones e endereços para contato.

 

Sobre a exposição “Verde-amarelo”

 

“A exposição “Verde-amarelo” mostra, sob um piscar de olhos, divertidas facetas da torcida futebolística brasileira – e, em especial no Nordeste e em cidades do interior. A mostra enfatiza o design da rua, os inventos do dia a dia e os momentos quando os brasileiros se orgulham das cores da bandeira brasileira.

 

A maioria das imagens e dos objetos foi captada no interior do Ceará, durante os últimos grandes eventos esportivos, como na Copa de Mundo de 2010. 

 

A exposição é especialmente concebida para Fortaleza, uma das cidades-sede de jogos da Copa das Confederações, em junho de 2013, e, sobretudo em vista da Copa do Mundo, que acontecerá exatamente daqui a um ano. Durante a exposição, pretende-se ampliar o acervo com a colaboração do público, criar ações interativas e resgatar algo do rico universo da cultura popular e do kitsch em torno das cores da bandeira do Brasil, “com um olhar descontraído e com certa ironia, segundo Titus Riedl

 

Serviço: Abertura da Exposição Verde-Amarelo

Dia: 18 de junho de 2013

Hora: 19h

Local: Museu da Cultura Cearense – Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura – Rua Dragão do Mar, 81

 

18.06.2013

Assessoria de Comunicação do IACC

Luciana Vasconcelos (85 3488.8617 / 8733.8829)