Panfletagem sobre tráfico de pessoas orienta turistas no Aeroporto Pinto Martins

18 de junho de 2013 - 11:32

A equipe de colaboradores do Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante (PAAHM) da Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus) realiza durante toda esta terça-feira (18), uma panfletagem nas dependências do Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza. A ação busca alertar os viajantes sobre a problemática do tráfico de pessoas e os cuidados que se deve ter com propostas de trabalho no exterior.

 

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, Lívia Xerez, a ação é importante para difundir o enfrentamento ao tráfico entre as pessoas. “Estamos num período em que muitos turistas chegam a Fortaleza para acompanhar a Copa das Confederações. Com a divulgação do que pode ser feito, esperamos que, de alguma forma, as pessoas que vem de fora levem o que foi repassado aqui para outros lugares e, assim, aumentamos ainda mais as redes de combate. Através da participação de toda a sociedade conseguimos fortalecer cada vez mais essa luta contra o tráfico de pessoas”, salienta.

 

Na panfletagem será distribuído o material da campanha “Dicas para viajar com segurança”, desenvolvida pelo Governo Federal. O material traz orientações como: os documentos de identificação são pessoais e intransferíveis e que devem ser mantidos no poder de seus donos, jamais sendo entregues a terceiros. Também alerta a população a desconfiar de casamentos arranjados por agências nacionais e internacionais, assim como a não aceitar contratos e promessas de emprego no exterior sem as devidas garantias e que, antes de viajar, aprenda pelo menos um pouco do idioma do país de destino.

 

Para fazer denúncias, procurar ajuda e tirar dúvidas o Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas da Sejus pode ser contactado pelos telefones 3454-2199 ou 3101-2708 e também pelo e-mail netp.sejus@sejus.ce.gov.br.

 

18.06.2013

Assessoria de Comunicação da Sejus

Bianca Felippsen / Felipe Gonçalves (ascom.sejus@gmail.com / 85 3101.2862)

Twitter:@sejus_ce

Facebook: sejusceara