Linha Leste: Shields são colocados em teste

20 de junho de 2013 - 18:35

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra), acompanhou no período de 10 a 15/6 a realização dos testes das duas primeiras Tuneladoras (TBM – Tunnel Boring Machine) na unidade da empresa  americana The Robbins Company em Shanghai, na China. Os testes consolidam o final da etapa de fabricação dos equipamentos, dentro do prazo de dez meses. O Governo do Estado adquiriu quatro equipamentos desse tipo para serem utilizados nas obras de construção dos túneis da Linha Leste do Metrô de Fortaleza. As duas tuneladoras devem ser desembarcadas no Porto do Pecém em agosto próximo. As obras civis da linha estão em fase de licitação.

 

O shield como é chamado a parte dianteira, responsável pela escavação, tem 6,9 metros de diâmetro e 10 metros de extensão e cerca de 460 toneladas. Na parte traseira do shield são montados dez carros/trailers com os equipamentos auxiliares da máquina, chamado back-up da tuneladora, onde estão a Cabine de Controle, Unidade Hidráulica, Transformadores, Painéis Elétricos, Enrolador de Cabos, Sistemas de Lubrificação, de Espuma e de Injeção de Grount, Betonita, Compressores, Câmara de Primeiros Socorros, Refeitório, dentre outros.

 

Ao todo, o shield e o backup, que formam a tuneladora,  têm 125 metros de extensão, com cerca de 737 toneladas. As outras duas tuneladoras adquiridas pelo Governo do Estado do Ceará, já estão com todos seus componentes na mesma unidade de Shaghai, e já iniciaram sua montagem para realização de testes.

 

Os TBMs foram fabricadas para uso nas condições de solo mais adversas, utilizando ferramentas de corte para solo argiloso e discos de corte para rocha, intercambiáveis, montados diretamente na roda de corte na parte frontal da máquina. Dimensionados para um diâmetro de escavação de 6,9m, o equipamento é composto ainda por Sistema de Transporte do material escavado, através de correias transportadoras; Sistema de montagem de anéis; Sistema de injeção de concreto grout, betonita, dentre outros sistemas auxiliares.

 

Os testes

 

Para a realização dos testes foi realizada a montagem completa dos equipamentos com todos seus subsistemas, mecânico, hidráulico, elétrico, automação e controle, num período de dois meses, envolvendo cerca de 30 profissionais.

 

Concluída a montagem em fábrica a Fiscalização da Seinfra acompanhou os testes dimensionais; acionamento da roda de corte em diferentes velocidades; simulação de todo o processo de transporte e montagem de anéis; testes funcionais do Sistema Hidráulico, Sistema Elétrico e Sistema de Automação e Controle, dentre outros.

 

A realização dos testes integrados além de possibilitar a atestação prévia dos parâmetros de projeto para os quais a máquina foi dimensionada, permite ainda um ganho de tempo significativo na obra, especialmente nos trabalhos de montagem e comissionamento do equipamento.

 

Após a realização destes testes o equipamento será agora preparados para o transporte e entrega em Fortaleza, para posterior montagem nas frentes de obra das estações Chico da Silva e Papicu, por parte da empresa que for declarada vencedora da licitação construção da Linha Leste.

 

Outros Equipamentos

 

O Contrato com a empresa The Robbins Company inclui ainda outros equipamentos a serem utilizados na obra, 04 Sistemas de Ventilação, sendo um para cada conjunto túnel/máquina; Correias Transportadoras para o transporte do material escavado por toda extensão dos cerca de 20 km de túneis;  Formas e Equipamentos Auxiliares a serem utilizados em 02 (duas) fábricas de anéis, que deverão produzir cerca de 20 anéis/dia cada fábrica.

 

Chegada dos Equipamento

 

A Secretaria recebeu em maio os equipamentos para primeira Fábrica de Anéis, composto de 48 formas, sistema de transporte de segmentos (carrossel), sistema de cura e equipamentos de manipulação de segmentos, a serem utilizados pelo construtor da Linha Leste. Em junho a Seinfra recebeu o Sistema de Ventilação, composto de quatro sistemas independentes para cobrir os 20km de túnel.

 

20.06.2013

Assessoria de Comunicação da Seinfra

Marco da Escóssia / Luiz Guedes (85 3216.3763 – 65)

@seinfrace (Twitter oficial da Secretaria da Infraestrutura do Estado)