Hemoce faz coleta de sangue neste fim de semana

21 de junho de 2013 - 17:44

Em junho, o Ceará tradicionalmente já fica mais movimentado por conta das festas de São João. Este ano, o mês está mais movimentado ainda com a Copa das Confederações. Fortaleza, que sediou jogo no último dia 19, receberá ainda mais dois jogos, nos dias 23, domingo, e 27, próxima quinta-feira. É em períodos de grandes eventos que a demanda pela doação de sangue aumenta. Por isso, o Hemoce segue no calendário de funcionamento especial nos finais de semana. Neste sábado, 22, vai abrir as portas das 8 às 15 horas. No domingo, a coleta de sangue ocorrerá das 8 às 13 horas. O Hemoce, unidade da Secretaria da Saúde do Estado, fica na Avenida José,Bastos, 3390, bairro Rodolfo Teófilo. Por dia, o Hemoce está recebendo 100 doações, em média. O ideal para atender as demandas dos hospitais e outras unidades é de 250 doações. Embora todos os tipos sanguíneos sejam necessários, os do tipo O+, O- e A+estão mais escassos.

 

Para doar sangue, é necessário estar saudável e bem alimentado, ter entre 16 e 67 anos e possuir mais de 50 kg. Os menores de idade, porém, só podem doar com o consentimento do responsável legal. O termo de consentimento, disponível em toda a hemorrede estadual e no site www.hemoce.ce.gov.br, deve ser preenchido e assinado pelo candidato à doação e por seu responsável legal, e anexada uma cópia de documento oficial com foto do representante legal. Outra informação importante é que os homens podem doar sangue em um intervalo de 2 meses após a última doação, e até 4 vezes por ano. No caso das mulheres, o intervalo entre uma doação é outra é de 3 meses e de, no máximo, 3 vezes ao ano.

 

O Hemoce, com unidades no Crato, Fortaleza, Iguatu, Juazeiro do Norte, Quixadá e Sobral, é responsável por todos os serviços públicos de hemoterapia do Estado. Desde outubro do ano passado, atende toda a demanda de fornecimento de hemocomponentes em todo o território estadual, priorizando o atendimento à rede do SUS. O Hemoce assiste 167 hospitais públicos, 105 hospitais privados com leitos SUS contratados, 28 hospitais privados sem leitos SUS contratados e 64 Agências Transfusionais.

 

21.06.2013

 

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira/ Marcus Sá ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220/ 3101.5221 / 8733.8213)
Twitter: @SaudeCeara
Facebook: www.facebook.com/saudeceara