Novo prazo: campanha de vacinação contra paralisia infantil vai até 5 de julho

25 de junho de 2013

Os pais ganharam mais tempo para levar os filhos, com seis meses a menores de cinco anos, aos postos de vacinação e protegê-los contra a paralisia infantil. A campanha nacional de vacinação, que terminaria na última sexta-feira, 21, foi prorrogada até o dia 5 de julho pelo Ministério da Saúde. Segundo balanço apresentado pelo Ministério, a média de cobertura vacinal do Brasil até sexta-feira era de 81,02%. O Ceará estava um pouco acima da nacional, com 81,88%. Entre os Estados a cobertura variava de 62,02%, registrada no Amapá, a 88,65%, no Paraná. A meta estabelecida pelo Ministério é de 95%. No Ceará, esse percentual representa que 594.019 crianças devem receber as duas gotinhas que imunizam contra a paralisia infantil e deixam o Estado cada vez mais longe dessa doença. Há 25 anos não é registrado nenhum caso de paralisia nos 184 municípios cearenses. 

 

No sábado (22),  a Sesa reforçou a estrutura de vacinação. Abriu as portas das 8 às 13 horas. Além das duas gotinhas contra a pólio  em crianças de seis meses a menores de cinco anos, vacinou contra gripe, rubéola, hepatite B, sarampo, caxumba e rubéola. Na hora de ir aos postos de vacinação as pessoas não podem esquecer do cartão de vacinas para que as equipes de atendimento verifiquem quais as vacinas que devem ser aplicadas.

 

Religiosos, voluntários e peregrinos que irão ao Rio de Janeiro, participar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ 2013), de 23 a 28 do próximo mês de julho devem se vacinar antes da viagem para evitar contrair doenças durante o evento. O Ceará deve mandar para a JMJ mais de 10 mil pessoas. A Jornada Mundial da Juventude espera um público de 2,5 milhões de pessoas de todas as partes do mundo. Devem também se vacinar os voluntários que estão trabalhando durante a Copa das Confederações.

 

25.06.2013

Assessoria de Comunicação da Sesa

Selma Oliveira / Marcus Sá ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221)

Twitter: @SaudeCeara

www.facebook.com/SaudeCeara