Inscrições abertas para curso de gerontologia a profissionais do SUS

26 de junho de 2013 - 11:31

Envelhecimento, velhice e sociedade, políticas e direitos da pessoa idosa, promoção do envelhecimento ativo e saudável, bem como atenção à saúde da pessoa idosa são temas do Curso de Fundamentos em Gerontologia que a Secretaria da Saúde do Estado realiza junto com o Centro de Educação Permanente em Atenção à Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará (CEATS/ESP), de 1º a 5 de julho. As inscrições estão abertas até o dia 27 deste mês de junho, exclusivamente pela internet, no endereço www.esp.ce.gov.br. São ofertadas 60 vagas destinadas a profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) com nível superior e que atuem na Rede de Atenção à Saúde e profissionais da Rede Nacional de Proteção à Pessoa Idosa (Renadi) do Ceará.

 

O curso pretende capacitar os participantes para compreender o processo de envelhecimento a partir de uma visão biopsicossocial; conhecer as políticas públicas de relevância para a saúde da pessoa idosa no Sistema Único de Saúde; analisar e discutir ações de promoção à saúde do idoso; identificar e discutir, de forma interdisciplinar, a abordagem dos principais problemas de saúde do idoso na rede de atenção à saúde do Ceará.  As atividades do curso serão realizadas no Hotel Mareiro, na Avenida Beira Mar, 2830, Meireles.

 

A gerontologia é uma área do conhecimento científico, de caráter interdisciplinar, voltada para o estudo do envelhecimento em sua perspectiva mais ampla, em que são considerados não apenas os aspectos clínicos e biológicos, mas também as suas condições e determinações psicológicas, sociais, econômicas e históricas.

 

O Ceará segue a tendência nacional de envelhecimento populacional. Nos últimos 10 anos a população de idosos aumentou 61%. Dados do censo de 2010 mostram que há no Estado 1 milhão e 89 mil pessoas com mais de 60 anos de idade vivendo no Ceará, que representam 12,6% de toda a população do Estado. Na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2011, o Ceará aparece como o quinto Estado brasileiro com a população mais envelhecida. No Brasil, segundo dados do IBGE referentes a 2011, existem aproximadamente 23,5 milhões de brasileiros com mais de 60 anos, o que equivale a 12% da população, mais que o dobro do registrado em 1991, quando a faixa etária contabilizava 10,7 milhões de pessoas.

 

Mais informações sobre o curso pelos números (85) 3101.1405 / 3101.5198

 

26.06.2013

Assessoria de Comunicação da Sesa

Selma Oliveira / Marcus Sá (selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221)

Twitter: @SaudeCeara

Facebook: @SaudeCeara