Fortaleza comemora os números positivos da Copa das Confederações no Brasil

28 de junho de 2013 - 18:24

Fortaleza já era conhecida por suas belezas naturais e por seu povo alegre e hospitaleiro. A Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013 deu à Terra da Luz a oportunidade de mostrar ao mundo porque é a Cidade-Sede da Alegria. Uma das capitais mais visitadas por turistas nacionais e internacionais durante todo ano, Fortaleza registrou a segunda maior média de público das cidades-sede da Copa das Confederações, superior a 50 mil torcedores por jogo. Foi também a sede que atraiu o maior número de turistas estrangeiros durante a competição. A torcida se vestiu de verde e amarelo e protagonizou uma das cenas mais marcantes desta edição, ao cantar o Hino Nacional em coro para o mundo inteiro, na primeira partida da Seleção Brasileira na nova arena. “Fortaleza ganhou muita visibilidade nacional e internacional com a realização da Copa das Confederações! E temos tudo para fazer ainda melhor na Copa do Mundo. Mostramos a muitos as nossas belezas naturais, o nossa culinária, nossa cultura, nossa hospitalidade, o carinho que o cearense reserva para quem vem conhecer a nossa terra. Enfim, foi uma grande oportunidade de fortalecer o nosso comércio, serviço e turismo ”, comemora o secretário especial da Copa 2014 no Ceará, Ferruccio Feitosa.

 

A Arena Castelão foi o primeiro estádio a ficar pronto para a Copa das Confederações e para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014TM. O pioneirismo fez com que o estádio recebesse, antes das Copas, 21 partidas oficiais e três eventos musicais – incluindo o show da turnê internacional do cantor Paul McCartney – o maior número de eventos realizados entre as arenas entregues para as competições. Durante o evento FIFA deste mês de junho, foram mais 3 jogos de 5 seleções, entre elas as campeãs mundiais Brasil, Itália e Espanha, que juntas somam 10 títulos. Em estudo recente realizado pela empresa responsável por cuidar de alguns campos brasileiros, o gramado da Arena Castelão foi o mais bem avaliado na primeira fase da Copa das Confederações. Agora, o Castelão se prepara para mais um megaevento: vai receber, no próximo 8 de setembro, a turnê internacional da cantora Beyoncé.

 

Recorde

 

Os números não mentem e estão ao nosso favor. A semifinal disputada por Espanha e Itália estabeleceu o maior público da nova Arena Castelão. Mais de 56 mil pessoas compareceram ao estádio para assistir ao grande clássico europeu, batendo os 55.356 torcedores que viram Ceará e Asa, na semifinal da Copa do Nordeste, em março deste ano. Os três jogos da Copa das Confederações sediados na Arena Castelão figuram entre as 10 partidas com maior público da competição.

 

Transporte

 

O sucesso da Copa das Confederações não se restringiu somente ao interior do campo. A operação especial de transporte dos torcedores contou com ônibus expressos para levar os apaixonados pelo futebol de vários pontos da cidade até o perímetro de segurança do estádio. Além de contar com cinco bolsões de estacionamento gratuitos para os veículos particulares, o Metrô de Fortaleza foi utilizado para integrar os serviços de transporte público. O Aeroporto Internacional Pinto Martins também registrou aumento na circulação de pessoas durante todo o período do torneio.

 

Exibição Pública

 

A alegria vista das arquibancadas do estádio reverberou também para o público que foi assistir aos jogos em uma grande festa à beira-mar. O São João da Copa das Confederações reuniu um público animado que assistiu às partidas por dois painéis de LED montados no Aterro da Praia de Iracema. Além das apresentações da Seleção Brasileira e dos jogos realizados aqui, a torcida pôde cantar e dançar ao som de quadrilhas juninas e de artistas locais. Tudo isso de graça!

 

28.06.2013

Coordenadoria de Comunicação da Secopa

Sabrina Lima / Ana Martins / Vandecy Dourado (imprensa@secopa.ce.gov.br / 85 3264.5359)