281 veículos vistoriados em blitze de combate à fumaça negra em Fortaleza

1 de julho de 2013 - 12:18

Em Fortaleza, nos dias 25 e 26 de junho, a equipe da Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo) da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) realizou novas blitze do Programa de Combate à Fumaça Negra. Dessa vez, as fiscalizações resultaram em 281 veículos vistoriados e nove multados com índices de poluição acima do permitido pela legislação ambiental.

 

As vistorias ocorreram nas Avenidas Vicente de Castro (Mucuripe) e Osório de Paiva (Canindezinho), respectivamente. Elas contaram com com o apoio da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania de Fortaleza (AMC).

 

Os veículos foram autuados com multa no valor de R$ R$ 5.315 por apresentarem índices de poluentes superiores a 60% de preto, de acordo com a Escala de Ringelmann, constituída por cinco cores que variam do cinza claro ao preto total. Durante as fiscalizações, os técnicos da Geamo fazem uma comparação da cor da fumaça expelida pelo carro com as da escala, identificando, assim, o grau de poluição.

 

As multas foram plicadas com base na Portaria Nº 136, de 23 de julho de 2007 da autarquia. Os proprietários que apresentarem seus veículos à autarquia no prazo de 15 dias, a contar da autuação, devidamente regulados para uma segunda medição do índice de fumaça, terão suas multas reduzidas em 50%.

 

01.07.2013

Assessoria de Comunicação da Semace

Ana Luzia Brito (comunicacao@semace.ce.gov.br / 85 3101.5554)

Twitter: @Semace

Facebook: semace.gov