Conselho de Desenvolvimento Econômico e CSP firmam parceria

3 de julho de 2013 - 18:28

O Governo do Estado, por meio do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico (Cede), e a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) realizam nesta quinta-feira (04), às 18 horas, na Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), a solenidade de assinatura do termo de cooperação técnica do Programa de Desenvolvimento Regional (PDR). O PDR tem por objetivo a melhoria da qualidade de vida na região do Complexo Industrial e Portuário do Pecém e do Ceará como um todo, através do fortalecimento da cadeia de abastecimento, gerando emprego e renda para a população.

 

Por compreender que o programa tem a capacidade de ultrapassar as fronteiras do empreendimento da siderúrgica, na medida em que o PDR visa, principalmente, promover o desenvolvimento socioeconômico através do desenvolvimento de empresas, entidades e empresários, a CSP procurou o Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico (Cede), para que o organismo do Governo atuasse como gestor do programa, idealizado originalmente pela companhia.

 

O PDR promove a integração com a sociedade local. De forma a se promover o desenvolvimento local sustentável foi proposto o “Termo de Cooperação Técnica do PDR”, envolvendo 21 entidades, para trazer uma série de benefícios para o Estado, para investidores e fornecedores locais na medida em que o Programa capacitará empresas cearenses para atenderem a demanda de compras e contratações de empresas estruturantes que estão se instalando no Ceará.

 

A Governança do PDR contará com uma Coordenação Executiva (que será do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico – CEDE) e um Comitê de Acompanhamento (que será composto por um Representante de cada instituição participante do Termo deCooperação Técnica).

 

Para o Presidente do Cede, Alexandre Pereira, o PDR vai fortalecer a indústria e estimular ainda mais o crescimento da região. De acordo com Alexandre, a parceria com a CSP e as demais entidades participantes do Termo é uma mostra de que as empresas pretendem construir um futuro melhor para a região. “Queremos promover o desenvolvimento sustentável da região do CIPP e Ceará, capacitando empresas a fim de atender a demanda atual e futura dos investimentos estruturantes do Estado”, enfatiza.

 

Sobre a CSP

 

Um dos mais importantes empreendimentos privados do Nordeste e um dos maiores do Brasil, a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), em fase de construção no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), vem mudando a realidade do município de São Gonçalo do Amarante e, consequentemente, do Estado do Ceará. A futura siderúrgica já movimenta a economia com a geração de emprego direto e indireto e o aumento da renda da população local.

 

Com investimento de US$ 5,1 bi, a CSP produzirá em sua primeira etapa, prevista para setembro de 2015, 3 milhões de toneladas de placas de aço/ano para exportação, podendo atingir 6 milhões de toneladas numa segunda etapa. Além de produtos siderúrgicos, a usina cearense também produzirá energia elétrica, cujo excedente será disponibilizado ao mercado nacional, e destinará 25% do investimento para modernos equipamentos de controle e monitoramento de emissões, lançamento de efluentes e gerenciamento de resíduos.

 

Esta parceria entre a brasileira Vale, com atuação em mais de 30 países e cinco continentes e que será responsável pelo fornecimento de minério de ferro de alta qualidade a partir do complexo de Carajás, no Pará, via Porto de Ponta da Madeira, em São Luiz, no Maranhão; a sul-coreana Dongkuk, um dos maiores produtores de chapas grossas da Coreia e o segundo maior fornecedor dos estaleiros daquele país e que assegurará a compra de grande parte da produção da usina; e a sul-coreana Posco, que detém a tecnologia e experiência operacional em usinas siderúrgicas integradas de grande porte, fará com que a CSP posicione-se no mercado internacional de aços semi-acabados como produtora líder de placas com elevada qualidade e contribua significativamente com o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) industrial e cearense.

 

SERVIÇO
Assinatura do Termo de Cooperação Técnica do Programa de Desenvolvimento Regional
(PDR)
Data: 04/07/13 (quinta)
Hora: 18h
Local: Auditório José Flávio da FIEC –  Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota.
Evento aberto ao público. Será servido coquetel de encerramento.

 

03.07.2013

 

Assessoria de Comunicação do CEDE
Paulo Sombra ( paulo.sombra@cede.ce.gov.br / 85 3101.1602 9909.3843)

Assessoria de Imprensa da CSP
Luciana Franco ( luciana.franco@cspecem.com )