Oficina de Serigrafia será inaugurada na CPPL II e oferta trabalho para presos provisórios

3 de julho de 2013 - 15:44

A Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará, através da Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso (Cispe), inaugura nesta quinta-feira (04), às 10 horas, uma Oficina de Serigrafia dentro da Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor Clodoaldo Pinto (CPPL II), em Itaitinga. Com esta ação, a Sejus passa a empregar os presos que aguardam julgamento (provisórios), dentro do programa Fabricando Oportunidades, cujo objetivo é capacitar em atividades manufatureiras, como artesanato e serigrafia.

 

Para a secretária da Justiça e Cidadania do Ceará, Mariana Lobo, a experiência oportunizará a ocupação profissional também do preso provisório. “É muito importante garantir uma ocupação para este preso que acabou e adentrar uma unidade e está, em regra, bastante ansioso com a indefinição da sua situação processual. Neste sentido, a Sejus propõe uma experiência nova, atendendo por demanda as encomendas da sociedade civil, ensinando uma atividade simples que poderá gerar renda quando ele sair do sistema. A Oficina de Serigrafia aposta no incentivo a profissionalização da massa carcerária e na diminuição da ociosidade no cárcere”, afirma.

 

A capacidade da Oficina de Serigrafia deve atingir a produção de uma média 200 ecobags ou entre 250 a 300 camisas por dia.  Para o trabalho serão capacitadas 144 pessoas, sendo iniciado com os internos das ruas A, B e C. Os melhores serão selecionados para a Oficina, que trabalhará conforme a demanda de encomendas. Além da remuneração pelo trabalho executado, os assistidos terão remição da pena como prevê a lei de execução Penal, sendo a cada três dias trabalhados, um dia a menos de pena a cumprir.

 

A Oficina de Serigrafia surgiu como uma ideia de fabricação de bolsas (ecobags) para eventos, que já vinham sendo confeccionadas dentro do presídio feminino. “Nesta caminhada, vimos que tínhamos condições de oferecer, além da opção bordada que as assistidas do IPF já fazem, a impressão em serigrafia, entregando ao evento o produto completo”, afirma Keydna Carneiro, coordenadora de Inclusão Social do Preso e do Egresso. Neste sentido, o maquinário foi adquirido e os presos serão treinados para executar esta missão. A coordenadora destaca ainda a política de inclusão social dos eventos, como encontros e congressos da sociedade. “É importante que os eventos ampliem sua política de responsabilidade social e ter uma ecobag ou uma camisa confeccionada dentro de uma prisão também agrega valor a ação desenvolvida, pois estamos dando ocupação a uma pessoa que poderá vir a sair do mundo do crime. Acreditamos no potencial desta Oficina como uma política de Estado e teremos preços competitivos no mercado”, aposta.
 

O que é – A serigrafia é um processo de impressão em tecido no qual a tinta é vazada – pela pressão de um rodo ou puxador – através de uma tela preparada através do processo de fotossensibilidade.

 

Serviço
Inauguração da Oficina de Serigrafia – CPPL II
Data: 4 de julho de 2013
Horário: 10h
Local: CPPL II – BR 116, Km 27 – Itaitinga/Ce

 

03.07.2013

 

Assessoria de Comunicação da Sejus
– (85) 3101-2862 www.sejus.ce.gov.br
email: ascom.sejus@gmail.com
twitter:@sejus_ce
facebook: sejusceara

 

Jornalistas responsáveis
Bianca Felippsen – (85) 8878-8464 / (85) 9688-8008
Felipe Gonçalves – (85) 9918-2655