Usinas eólicas de Aracati serão fiscalizadas

3 de julho de 2013 - 19:10

A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce), realizará, nos dias 04 e 05 de julho, fiscalização nas usinas eólicas Bons Ventos, Canoa Quebrada e Parque Eólico Enacel. Todas as geradoras estão localizadas no município de Aracati, distante 148 km de Fortaleza. Durante a visita, os técnicos da Arce verificarão as condições de conservação, operação e segurança das usinas geradoras de energia elétrica, além de atualizar os principais dados dos empreendimentos, entre eles as  licenças, contratos e ficha técnica.

 

Na ação serão verificados, ainda, a licença ambiental de operação e laudo do corpo de bombeiros; diagrama unifilar e ficha técnica atuais; histórico da geração de energia elétrica; sistemas de proteção contra incêndio; limpeza, organização, sinalização de segurança e  o nível de conservação das estruturas e dos equipamentos da subestação. Outros pontos importantes que também passarão pelo crivo dos analistas são os manuais de operação e de manutenção; geração de energia elétrica instantânea; quantitativo e formação da equipe de profissionais; existência de registro de ocorrência e boletim diário de operação; conservação, limpeza, sistema de medição, segurança (aterramento, cerca de proteção e sinalização) e as características técnicas  da linha de transmissão de interesse restrito.

 

De acordo com  o analista de regulação da Coordenadoria de Energia Elétrica da Arce, Dickson de Araújo de Oliveira, alguns tipos específicos de contratos também serão analisados, como os de conexão e uso do sistema de transmissão e os de venda de energia. Ele adianta que, na ocasião,  “as normas e os atos autorizativos, os relatórios ou laudos que atestam as condições de operação, manutenção e de segurança das usinas eólicas também serão vistoriados”.  As referidas usinas, de propriedade da empresa CPFL Energias Renováveis S.A,  estão em operação comercial desde o ano de 2010.

 

03.07.2013

 

Assessoria de Imprensa da Arce

Angélica Martins – (85) 3101.1020