Vacinação contra a paralisia infantil se encerra sexta-feira (05)

4 de julho de 2013 - 12:23

Os pais com filhos entre seis meses e menores de 5 anos e ainda não foram aos postos de vacinação têm um compromisso com a saúde deles até sexta-feira, 5 de julho. É o dia que termina a campanha nacional de vacinação contra a paralisia infantil, que já foi prorrogada uma vez pelo Ministério da Saúde. Terminaria dia 21 de junho, mas para que os municípios em todo o país atingissem a meta de imunizar 95% das crianças nessa faixa etária, fixou um novo prazo até 5 de julho. O Ceará está bem próximo de alcançar a meta. Até às 9 horas desta quarta-feira, 3, já havia vacinado 93,15%. Quando chegar a cobertura vacinal de 95%, o Ceará vai ter 594.019 crianças imunizadas contra a doença que há 25 anos não é registrado nenhum caso nos 184 municípios cearenses.

 

Mobilizando municípios

 

A grande maioria dos municípios cearenses já cumpriram a meta de 95%. Segundo atualização em tempo real feita pelo Ministério da Saúde, no site pni.datasus.gov.br, até às 9 horas desta quarta-feira, 58 municípios ainda estavam se mobilizando para alcançar a meta. O secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos, aproveita a proximidade do fim de campanha para mobilizar os municípios para a superação da meta: “Historicamente o Ceará não só atinge a meta de vacinação contra a poliomielite e deixa mais crianças livres da doença. No ano passado superamos a meta, chegando a 98,63%. Este ano vamos chegar ainda mais longe na cobertura vacinal. Para isso alertamos os gestores municipais para intensificar a mobilização e atrair mais crianças aos postos para protegê-las contra a pólio”.

 

Outras vacinas

 

Além das duas gotinhas contra a pólio em crianças de seis meses a menores de cinco anos, nos postos de saúde os pais podem atualizar os cartões de vacina dos filhos e deles também. Nos postos há vacinas contra rubéola, hepatite B, sarampo, caxumba e outras doenças. Por isso, na hora de ir aos postos de vacinação não esquecer do cartão de vacinas. Sem os cartões, as equipes de vacinação não podem fazer a atualização.

 

03.07.2013

Assessoria de Comunicação da Sesa

Selma Oliveira/ Marcus Sá (selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220/ 3101.5221)

Twitter: @SaudeCeara

Facebook: www.facebook.com/saudeceara