Ceará terá Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Elevadores

12 de julho de 2013 - 14:19

O Ceará vai ser protagonista no desenvolvimento de um novo tipo de elevador para o mercado brasileiro. A proposta, acertada na Coreia do Sul numa reunião entre o Presidente do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico (Cede), Alexandre Pereira, e a direção da Hyundai Elevadores, é de montar um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento para criar equipamentos a ser destinados ao programa Minha Casa Minha Vida (MCMV), do Governo Federal.

 

O Centro será o local de concepção de um novo tipo de elevador, para oferecer ao mercado um modelo econômico e eficiente destinado a prédios e construções de até 4 andares. Todo o processo de criação e pesquisa será realizado no Ceará, através da parceria com os técnicos da sul coreana Hyundai. O acordo, que envolve também a Cooperativa da Construção Civil do Ceará (Coopercon), é formular no estado todo o desenvolvimento de elevadores compactos, com máquina acoplada e o conceito de produção “verde”.

 

A segunda etapa do projeto é a instalação da montadora de elevadores no Ceará. De acordo com o Presidente da Hyundai Brasil e Vice-Presidente da divisão mundial de elevadores da empresa, Victor Park, o potencial do mercado para o produto é muito alto, podendo saltar das 13 mil unidades produzidas e comercializadas anualmente para mais de 50 mil. “Essa é uma parceria única, a colaboração ativa da Coopercon e a infraestrutura disponível no Ceará são grandes diferenciais no empreendimento”, ressalta Park. O Presidente da montadora afirmou ainda que o projeto é uma das prioridades de negócios do grupo.

 

Para o Governo, a parceria resulta em benefícios econômicos e sociais à população. “Queremos ressaltar a participação da Hyundai no projeto, com a vantagem da concepção ser toda no Ceará. Isso mostra o grande potencial do nosso estado”, avalia Alexandre Pereira. A proposta é que o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento e a futura montadora se localizem no entorno do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp).

 

No próximo mês a direção da empresa deve vir ao Ceará para se reunir com o Governador Cid Gomes e assinar o protocolo de intenções para instalação do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento. “A ideia é que o Centro de Desenvolvimento esteja funcionando já no ano que vem”, destaca Alexandre.

 

Torre de Testes

 

Durante a visita à Hyundai na Coreia, o Secretário Alexandre Pereira conheceu também a torre de testes da empresa, considerada a maior do mundo, com elevadores pressurizados e capazes de subir 50 andares em 20 segundos, localizada em Incheon.

 

Missão
 
O Presidente do Cede cumpriu nesta semana missão oficial na Coreia do Sul representando o Governo do Ceará. O Secretário visitou e se reuniu com a Dongkuk Steel, a Posco, GS Energy e Hyundai elevadores, além de se reunir com potenciais investidores no estado, dentre outras atividades. Alexandre encerra a missão nesta sexta-feira (12) e retorna após manter contatos que envolvem projetos da CSP, laminadora e Refinaria no Ceará.

 

12.07.13

Assessoria de Comunicação do Cede

Paulo Sombra ( paulo.sombra@cede.ce.gov.br / 85 3101.1602 9909.3843 )