Comitê do Aterro do Cariri debate política de reassentamento

15 de julho de 2013 - 14:21

O Comitê Multiparticipativo do Aterro Consorciado do Cariri estará reunido nesta próxima terça-feira (16), no município de Caririaçu, para discutir a Política de Reassentamento das famílias que, hoje, vivem no Sítio Gravatá, localizado na área do Aterro. O secretário das Cidades, Camilo Santana, e o secretário adjunto, Mário Fracalossi, estarão à frente da apresentação dos pontos da proposta e de alternativas que possam atender a esta população. “Imaginamos que, com a abertura do diálogo, nós possamos sensibilizar as pessoas sobre o projeto e informá-las das alternativas que o Governo do Ceará está oferecendo”, adianta Mário Fracalossi, que é também o presidente do Comitê.

 

Os 10 prefeitos dos municípios que compõem o Consórcio estarão presentes à reunião, que acontece às 14 horas. Além deles, também participarão representantes de entidades da sociedade que integram o Comitê. “Será feita uma breve introdução sobre o projeto do Aterro e cada um dos prefeitos também poderá falar sobre os benefícios que o projeto trará”, acrescenta o secretário adjunto das Cidades. Ele lembra que o Aterro Consorciado do Cariri vai beneficiar mais de 650 mil pessoas, com a implantação de um novo modelo de gestão integrada para os resíduos sólidos.

 

O Aterro Consorciado do Cariri é um empreendimento financiado com recursos do Banco Mundial (Bird). E, como tal, deve cumprir as salvaguardas socioambientais que protegem as populações envolvidas nos projetos. “O Governo do Ceará oferece oportunidades de vida iguais ou até melhores do que as que estas famílias têm  hoje. E nada será feito sem a devida compensação. É um direito destas famílias”, arremata Mário Fracalossi. Entre as alternativas ofertadas pelo Governo, estão as indenizações, os reassentamentos ou até a implantação de uma agrovila – em que as famílias recebem casa e lote agrícola. “Neste caso, seria necessário formar um grupo de, no mínimo, 10 famílias”, informa o secretário.

 

Serviço:

Reunião do Comitê Multiparticipativo do Aterro Consorciado do Cariri

Local: Escola de Ensino Fundamental Maria Solidade de Jesus – Sítio Gravatá – Caririaçu

Horário: a partir das 14 horas

 

15.07.2013

Assessoria de Imprensa da Scidades

Ana Cristina / Priscila Teixeira (comunicacao@cidades.ce.gov.br / 85 3207.5249)