Governo inaugura 1ª Escola para alunos de Unidades Prisionais

16 de julho de 2013 - 20:21

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação (Seduc) inaugura nesta quarta-feira (17), às 10 horas, em Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza, a Escola de Ensino Fundamental e Médio(EEFM) Aloísio Leo Arlindo Lorscheider. Trata-se da primeira escola do Ceará para atender, exclusivamente, à demanda de educação nos estabelecimentos penais, sendo ainda a segunda escola desta categoria, criada no país. Durante o evento, haverá a posse do diretor Raimundo Nonato Lima Filho.

 

A oferta de escolarização para unidades prisionais é resultado da parceria entre a Seduc e a Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus). O diferencial desta escola é que suas salas de aula estão instaladas nas Unidades Prisionais da região Metropolitana de Fortaleza. Atualmente, são 53 turmas, funcionando nos turnos manhã e tarde, em oito estabelecimentos penais, com 621 alunos matriculados. Localizada na BR-116, km 17, s/n, no município de Itaitinga, Região Metropolitana de Fortaleza, sob a abrangência da 1ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede), a EEFM) Aloísio Leo Arlindo

Lorscheider funcionará no prédio da Escola de Ensino Fundamental e Médio Perboyre e Silva.

 

A nova Escola terá a função de coordenar as ações educativas desenvolvidas no contexto da privação da liberdade, com a oferta de escolarização nos diferentes níveis de ensino da Educação Básica para presos provisórios e condenados de regime fechado.

 

A criação de uma Escola para gerenciar as atividades educacionais nessas Unidades representa um grande avanço em busca da melhoria da qualidade do ensino para as pessoas privadas de liberdade. “É uma escola diferente, sabemos, onde os ‘educandos’ estudam em ‘outros locais’, mas continuam a dispor de um apoio mais próximo e melhor estruturado da gestão escolar para qualificar os serviços educacionais assegurados pela Seduc, em conformidade com a sua missão e em parceria com a Sejus”, destaca Nohemy Rezende, coordenadora da Diversidade e Inclusão Educacional da Seduc .

 

16.07.2013

 

Assessoria de Imprensa da Seduc
Jacqueline Cavalcante – jacquelinec@seduc.ce.gov.br
85 3101.3972