Prorrogadas até dia 19 inscrições para o Fórum da Atenção Primária do Cariri

16 de julho de 2013 - 13:46

O prazo para quem quer se inscrever e participar do Fórum Macrorregional de Atenção Primária à Saúde do Cariri foi ampliado. Gestores, técnicos e profissionais da saúde podem fazer as inscrições até a próxima sexta-feira, 19 de julho. O limite inicial para inscrições era até dia 15 de julho, última segunda-feira. O fórum será realizado pela Secretaria da Saúde do Estado de 7 a 9 de agosto deste ano, no município do Crato. As inscrições são feitas nas cinco Coordenadorias Regionais de Saúde (Cres) da Macrorregião de Saúde do Cariri, por meio de formulário padrão. São oferecidas quatro vagas para cada Coordenadoria, cinco por município e duas vagas para cada uma das demais instituições. O Fórum reunirá gestores regionais e municipais de saúde, trabalhadores da saúde, representantes das instâncias de controle social, escolas de saúde do SUS, universidades, faculdades e Comissões Permanentes de Integração Ensino-Serviço, vinculados aos 45 municípios das Cres de Icó, Iguatu, Brejo Santo, Crato e Juazeiro do Norte, com público estimado de 300 participantes.

 

A Política Nacional da Atenção Básica e o papel da atenção primária como ordenadora das Redes de Atenção à Saúde e coordenadora do cuidado estão no centro dos debates do Fórum Macrorregional. Em três dias de trabalhos, o Fórum colocará em pauta o debate sobre Saúde na Família, Saúde Bucal, Núcleo de Apoio à Saúde na Família (NASF), Programa Saúde na Escola, Programa Academia da Saúde, Serviço de Atenção Domiciliar e Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica. Haverá, ainda, exposições e debates sobre saúde do idoso, saúde do adolescente, saúde do homem, saúde da mulher, alimentação e nutrição, saúde da criança e saúde do adulto. O Fórum será encerrado com a sistematização das discussões e os encaminhamentos.

 

Os municípios da Macrorregião poderão submeter relatos de experiências exitosas que contribuíram para o aprimoramento das ações no âmbito da Atenção Primária à Saúde, nos eixos da Gestão da Atenção Primária à Saúde, Saúde da Criança, do Adolescente, do Adulto, da Mulher, do Homem, do Idoso, Promoção da Saúde: Alimentação e Nutrição e Saúde Bucal. Cada município poderá submeter até três experiências exitosas, em formulário on-line. A inscrição será realizada somente por meio do formulário eletrônico, até o dia 23 de julho, não sendo aceitas propostas encaminhadas por fax ou por e-mail. O relato deverá conter título, contextualização da intervenção, objetivos da intervenção, metodologia, resultados da intervenção, avaliação da intervenção e contribuições/implicações para a Atenção Primária à Saúde. Não é preciso apresentar uma redação em linguagem formal.

 

Porta de entrada do SUS

 

De acordo com a política nacional definida pelo Ministério da Saúde, a atenção básica deve ser o contato preferencial dos usuários, a principal porta de entrada e o centro de comunicação com toda a Rede de Atenção à Saúde. A nova Política Nacional da Atenção Básica atualizou conceitos na política e introduziu elementos ligados ao papel desejado da atenção básica na ordenação das Redes de Atenção. Articula, ainda, a atenção básica com importantes iniciativas do SUS, como a ampliação das ações intersetoriais e de promoção da saúde. No Ceará, em março deste ano, o governador Cid Gomes anunciou novos investimentos de R$ 25 milhões para reforçar a atenção primária à saúde nos municípios. Já é a segunda vez que o governo Cid Gomes libera parcela expressiva de recursos para reforçar as ações dos municípios na atenção básica. A primeira liberação foi de R$26,6 milhões, que foram utilizados na construção de 150 Unidades Básicas de Saúde da Família em 150 municípios.

 

O Fórum Macrorregional de Atenção Primária à Saúde é uma iniciativa do Núcleo de Atenção Primária da Coordenadoria de Políticas e Atenção à Saúde (NUAP/COPAS), da Secretaria da Saúde do Estado, e é o segundo dos quatro planejados para o ano de 2013. O primeiro foi realizado na Macrorregião de Saúde de Fortaleza, em maio, com um público de 350 pessoas.

 

Clique aqui para fazer a inscrição para as experiências exitosas
https://docs.google.com/forms/d/1cI7d33yo8YOUv9i3tzZgKCsbG2MYT1t9l4nSfhcpa6M/viewform

 

16.07.2013

 

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá – 85 3101.5220 / 3101.5221
selma.oliveira@saude.ce.gov.br
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara