Porto Iracema das Artes realiza oficinas sobre laboratórios de criação

18 de julho de 2013 - 12:13

Durante todo o mês de julho, o Porto Iracema das Artes – Escola de Formação e Criação do Ceará realiza uma série de encontros e oficinas para preparar os agentes culturais na formulação dos projetos para os Laboratórios de Criação.

 

Com inscrições abertas até o dia 31 de julho, os Laboratórios de Criação iniciam as atividades formativas a partir do final do mês de agosto. Serão 04 laboratórios, nas áreas de Audiovisual para TV, Artes Visuais, Teatro e Música, que funcionarão com vistas a qualificar projetos culturais.

 

Os Laboratórios de Criação são espaços de reflexão, criação e produção cultural, com um modelo de imersão, onde os artistas serão orientadores por profissionais qualificados, professores-tutores, durante sete meses. No final do processo de formação, serão 20 projetos para apresentação ao mercado.

 

Programação:

Local: Auditório do Dragão do Mar

 

 

 

OFICINAS

LABORATÓRIO

CONVIDADOS

DATA/HORÁRIO

CENAS EM CURSO

Laboratório de Audiovisual para TV – CENA

Karim Aïnouz

Daniela Capelato

18/07

9h às 12h

14h às 17h

CONVERSAÇÕES

Laboratório de Pesquisa Teatral

Sonia Sobral

20/07

20h

CONVERSA AFINADA

Laboratório de Música

Melina Hickson

Dustan Gallas

Felipe Araujo (mediador)

22/07

18h

SESSÕES VISUAIS

Laboratório de Artes Visuais

Solange Farkas

23/07

19h

 

OFICINAS – Currículos dos Convidados:

 

OFICINA 01 – Cenas em Curso

Data: 18/07 –  Quinta-feira – 9h às 12h  de 14h às 17h

 

Karim Aïnouz – Cineasta e roteirista cearense, nascido em 1966. Seu longa-metragem de estreia, Madame Satã (2002), foi selecionado para a mostra Um Certo Olhar do Festival de Cannes e, em seguida, premiado nos festivais internacionais de Chicago (EUA) e Huelva (Espanha). Realizou vídeos e curtas-metragens como O preso, sobre um lavrador no Nordeste, Seams, documentário experimental e auto-etnográfico sobre suas tias no Recife e o machismo no Brasil, e Paixão nacional, todos realizados na década de 90. Bacharel em arquitetura e urbanismo pela Universidade de Brasília (1988), tem mestrado em teoria e história do cinema pela New York University (1991). Trabalhou como curador, assistente de direção e assistente de montagem em vários projetos, como Veneno (1994), de Todd Haynes, e Arizona dream (1993), de Emir Kusturica. Em 2005, colaborou nos roteiros de Cidade baixa, de Sérgio Machado e Cinema, aspirinas e urubus, de Marcelo Gomes.

 

Daniela Capelato é produtora e roteirista, também trabalha como consultora criativa em filmes de ficção e documentário, entre eles, o longa ELENA, de Petra Costa (prêmio de Júri Popular no Festival de Brasília) e também como script doctoring para desenvolvimento de argumento e roteiro, tais como: “O CIRCO DE SANTO AMARO”, de Chico Teixeira; “OS ÓRFÃOS DO ELDORADO”, de Guilherme Coelho; “A LINHA DO DESEJO”, de Paula Tabulsi em parceria com a roteirista Gabriela Amaral Almeida. Como consultora, trabalhou para a televisão pública do México CANAL 22 na elaboração e desenvolvimento de acordos de coprodução e difusão de programas brasileiros.Trabalhou para o Laboratório de Pitching BRASIL DOCUMENTA-GNT na preparação de projetos para o mercado de TV, em parceria com commissiong editors internacionais. No período de 2007 a 2009, foi consultora de desenvolvimento de projeto e distribuição do programa APEX de exportação do audiovisual BRAZILIAN TV PRODUCERS e do programa PIC – Programa de Capacitação Internacional, do Ministério da Cultura (MinC) para desenvolvimento de projetos de séries de Animação e Documentário. Neste mesmo período coordenou os cursos de GESTAO DE PROJETOS de DOCUMENTARIO para a Fundação Getúlio Vargas. No ano de 2010, prestou consultoria à APRO – Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais para o desenvolvimento de projetos de NOVOS CONTEÚDOS e MÍDIAS. Desde 2011 trabalha como curadora e consultora do programa HISTÓRIAS QUE FICAM, da Fundação CSN. Ainda como consultora-tutora, trabalha para o RUMOS WEBDOC do Itaú Cultural, no acompanhando e realização de dez projetos contemplados pelo programa e na edição de um e-book sobre o tema.

 

OFICINA 02 – Conversações

20/07 – Sábado – às 20hs

 

Sonia Sobral é gerente do núcleo de artes cênicas do Itaú Cultural desde 1999, entre os projetos que criou destacam-se o Rumos Dança, mapeamento nacional de dança contemporânea; Rumos Teatro, encontro nacional de teatro de grupo; entre os projetos que coordena destacam-se a Enciclopédia de Teatro, Enciclopédia de Dança, Ocupação exposição sobre José Celso Martinez Correa, sobre Flavio Império, Ballet Stagium e Nelson Rodrigues. Organizou a coleção Cartografia Rumos Itaú Cultural Dança 2006-2007 e co-organizou a mesma coleção no biênio 2009-2010 além da Coleção Rumos Itau Cultural Teatro.

 

OFICINA 03 – Conversa Afinada

22/07 – Segunda-feira – às 18hs

 

Melina Hickson – Diretora da Fina Produção, empresa responsável pela Porto Musical – Convenção Internacional de Música e Tecnologia. Foi por 13 anos produtora do festival Abril Pro Rock. Realiza eventos de música, como o Nivea Viva Tom e o Circuito Cultural Banco do Brasil e gerencia projetos na área da economia criativa e arte e tecnologia.

 

Dustan Gallas – Músico, Compositor e Produtor. Desde 1999 atua em shows, gravações e produção de diversos artistas dentre eles: Arnaldo Antunes, Vanessa da Mata, Gui Amabis, Céu, Cidadão Instigado, Juliana R, Jupiter Maça. Participou da trilha sonora para o cinema “O Abismo Prateado” – Karim Aïnouz. 

 

Felipe Araujo (mediador) – Jornalista e músico, editor-chefe de cultura e entretenimento do jornal O POVO.

 

OFICINA 04 – Sessões Visuais

23/07 – Terça-feira – às 19hs

 

Solange Farkas é curadora e diretora da Associação Cultural Videobrasil. Criou o Festival Internacional de Arte Contemporânea SESC_Videobrasil, evento de que é também curadora-geral e que se tornou referência para a produção artística do Sul geopolítico do mundo, além de ter trazido nomes de peso da arte internacional, como Akram Zaatari, Peter Greenaway, Marina Abramovic e Olafur Eliasson.

 

Mais informações: 3488.5592

 

18.07.2013

 

Assessoria de Comunicação do Dragão do Mar

Luciana Vasconcelos – 85 3488.8625

imprensa@dragaodomar.org.br