Governo do Estado busca fortalecer desenvolvimento de municípios do Interior

24 de julho de 2013

O Governo do Estado, através do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico (Cede) realiza nesta quinta-feira (24) a primeira reunião da Aliança Regional. A Aliança é uma agenda que está sendo organizada pelo Cede para fortalecer o desenvolvimento dos municípios a partir de uma visão regional, buscando identificar potencialidades em comum. No primeiro encontro, o Secretário Alexandre Pereira recebe os prefeitos do Sertão Central.

 

A reunião é resultadio de um encontro que houve no início de julho em Banabuiú, a partir de uma solicitação da Amusc (Associação dos Municípios do Sertão Central). “Fomos a Banabuiú ouvir os prefeitos da região e agora eles estão vindo ao Cede iniciar um trabalho de planejamento estratégico que pretendemos levar a diversas outras regiões do estado”, pontua Alexandre Pereira. A ideia é estimular o desenvolvimento municipal de forma coletiva, por isso a concepção de Aliança. “Muitas vezes uma fábrica que um município ganha, acaba beneficiando o vizinho, que pode ganhar uma escola profissionalizante, e outro que recebe um fornecedor da fábrica”, explica o Secretário.

 

O Cede incentiva que municípios realizem estudos de potencial e planejamentos estratégicos a fim de facilitar o trabalho de articulação de novos negócios. Uma das principais linhas da política industrial do Governo do Estado é estimular a interiorização da implantação de atividades produtivas e o fortalecimento da rede de instituições voltadas para o desenvolvimento sócio-econômico e a absorção e disseminação de novas tecnologias.

 

24.07.2013

Assessoria de Comunicação do Cede
Paulo Sombra ( paulo.sombra@cede.ce.gov.br / 85 3101.1602 9909.3843 )