PAIC: Textos de Literatura Infantil para alunos das escolas públicas são selecionados

25 de julho de 2013

Estão abertas até esta sexta-feira (26) as inscrições para a seleção de textos inéditos de Literatura Infantil de autores residentes no Ceará. A ação integra o Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic), criado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc). Os textos selecionados chegarão aos alunos da Educação Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental da rede pública municipal. A inscrição é feita diretamente na Coordenadoria de Cooperação com os Municípios (Copem), na Seduc, localizada na Avenida General Afonso Albuquerque Lima, s/n. O atendimento acontece em dia útil, nos horários de 8h às 11h e das 14h às 17h. O edital está disponível no site www.seduc.ce.gov.br.

 

O material fará parte da Coleção Paic Prosa e Poesia, cujo objetivo é apoiar o trabalho dos professores e facilitar às crianças o acesso à leitura. A seleção é constituída de três categorias: Textos de Literatura Infantil inéditos destinados às crianças de 04 a 06 anos de idade; de 07 e 08 anos de idade e de 09 e 10 anos de idade. Cada trabalho selecionado receberá prêmio em dinheiro no valor de R$ 4.500,00. Pode participar da seleção somente pessoa física, residente no Ceará há pelo menos dois anos e autor de texto inédito de Literatura Infantil. A Seduc irá selecionar 36 textos, sendo 12 por categoria.

 

PAIC E PAIC+5

 

O Paic teve sua origem pela iniciativa de alguns municípios cearenses, apoiados pela Undime, Aprece e Unicef, a partir dos resultados do Comitê Cearense pela Eliminação do Analfabetismo Escolar, instituído na Assembleia Legislativa. Foi transformado em política pública prioritária do Governo do Estado em 2007. O programa está focado em cinco eixos fundamentais: educação infantil, gestão pedagógica da alfabetização, formação do leitor, gestão municipal de educação e avaliação externa. Em 2011, o Governo do Estado, por meio da Seduc, expandiu as ações até 5º ano, com vistas a melhorar os resultados de aprendizagem da etapa inicial do Ensino Fundamental. Essa iniciativa é denominada Programa Aprendizagem na Idade Certa (PAIC+5). No último dia 5 de julho, a Seduc lançou a 7ª, 8ª e 9ª Coleções Paic Prosa e Poesia.

 

Contatos/inscrições:
Coordenadoria de Cooperação com os Municípios (Copem)/Seduc: (85) 3101.3944 – 3101.3942 ou 3101.3896

 

25.07.2013

 

Assessoria de Imprensa da Seduc
Jacqueline Cavalcante – 85 3101.3972

jacquelinec@seduc.ce.gov.br