Hemoce receberá doações de sangue na Praça do Ferreira

26 de julho de 2013 - 20:00

Quem passar pela Praça do Ferreira, no Centro da capital, na próxima semana terá a chance de realizar um gesto de solidariedade. A Unidade Móvel do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) receberá doações voluntárias de segunda a quarta-feira, dias 29, 30 e 31 de julho, das 8 às 16 horas. A ação é para regularizar os estoques de sangue, e aproximar o Hemoce da população. Todos os tipos sanguíneos são necessários, mas o Hemoce pede atenção especial dos doadores O negativo.

 

Para doar sangue é preciso estar saudável, bem alimentado, ter entre 16 e 67 anos, pesar mais de 50kg e apresentar um documento com foto. Os menores de idade doam após o consentimento do responsável legal. Em toda a rede do Hemoce está disponível um Termo de Consentimento que deverá ser preenchido e assinado pelo candidato à doação e por seu responsável legal, anexando ainda cópia do documento oficial com foto do representante legal. O Termo também está disponível no site (www.hemoce.ce.gov.br) para download.

 

A Hemorrede Estadual – composta por unidades no Crato, Fortaleza, Iguatu, Juazeiro do Norte, Quixadá e Sobral – é responsável por todos os serviços públicos de hemoterapia do Estado. Desde outubro do ano passado, o Hemoce atende 100% da demanda de fornecimento de hemocomponentes em todo o território estadual, priorizando o atendimento à rede do SUS.

 

Atualmente, o Hemoce assiste 167 hospitais públicos, 105 hospitais privados com leitos SUS contratados, 28 hospitais privados sem leitos SUS contratados e 64 Agências Transfusionais. O Hemocentro Coordenador, em Fortaleza é responsável pelo atendimento em hospitais de maior complexidade e com maior necessidade de transfusões do estado, como o Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e o Instituto Dr. José Frota (IJF).

 

Voluntários podem doar sangue todos os dias. As doações podem ser feitas no Hemocentro Coordenador, Avenida José Bastos, 3390, Rodolfo Teófilo, de segunda a sexta-feira, de 7h30min às 18h30min, e aos sábados, das 8 às 16 horas. O Posto de Coleta no Instituto Doutor José Frota (IJF) recebe doações de segunda a sexta-feira, de 7h30min às 18h30min, e aos sábados, domingos e feriados, de 13 horas às 17h30min. A Unidade Móvel do Hemoce realiza coletas externas de segunda a sábado.

 

26.07.2013

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara