Hospitais vão intensificar procura de órgãos para transplantes

31 de julho de 2013 - 15:06

A criação de um modelo de funcionamento na Organização de Procura de Órgãos (OPO) do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), que deverá incorporar mais um profissional de enfermagem, foi o principal encaminhamento da reunião realizada pela Secretaria da Saúde do Estado nesta quarta-feira (31) com as direções de hospitais públicos e privados que fazem notificação de potenciais doadores de órgãos e tecidos para transplantes. Com o objetivo de traçar estratégias para a consolidação do crescimento dos transplantes no Ceará, a Sesa iniciou em 22 de julho, em encontro com representantes das Comissões Intra-hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTTs), uma série de reuniões que terá prosseguimento, ainda em agosto, com as direções dos centros transplantadores.

 

A Organização de Procura de Órgãos é um organismo supra-hospitalar com o objetivo de apoiar e executar as atividades relacionadas à doação de órgãos e tecidos, sendo responsável por realizar visitas aos hospitais com a finalidade de identificar potenciais doadores de órgãos e apoiar todo o processo de doação de órgãos. As CNCDOs coordenam as OPOs, que são responsáveis pela captação de órgãos. A atuação das OPOs foi regionalizada para detecção do doador potencial e são constituídas por um ou mais hospitais da sua área de atuação. No Ceará funcionam quatro OPOs – em Sobral, no Cariri e, em Fortaleza, no HGF, que dá cobertura a 22 hospitais, e no Instituo Dr. José Frota (IJF), que cobre 15 unidades hospitalares.

 

Durante a reunião, a Central de Transplantes da Sesa orientou os hospitais a estabelecer a dedicação exlusiva para os profissionais que integram as CIHDOTTs e as OPOs. Foi lembrado aos representantes dos hospitais públicos e privados que o Sistema Único de Saúde (SUS) remunera a busca ativa de possíveis doadores de órgãos e tecidos, desde a entrevista familiar até a captação efetiva de órgãos. Para melhor orientar a busca de órgãos e tecidos, a Central de Transplante se colocou à disposição para realizar palestras para os profissionais que trabalham nos hospitais.

 

No Ceará, as notificações de potenciais doadores crescem ano a ano, de 237 em 2008 para 260 no ano seguintes, 325 em 2010, 373 em 2011 e 435 em 2013, ou 51,5 por milhão da população (pmp). A efetivação das doações no Estado é considerada muito boa, de 42% das notificações, a segunda maior do país. Ainda assim, a coordenadora da Central de Transplantes do Estado, Eliana Barbosa, considera que é possível identificar mais doadores e melhorar ainda mais a efetivação, com a redução das recusas familiares às doações, que no Ceará foi de 37% das entrevistas realizadas em 2012, quando o ideal seria abaixo dos 20%. No Brasil, o percentual de recusas foi de 40%. Em doações efetivas, a meta do país em 2013 é chegar aos 14,5 doadores pmp, número já superado pelo Ceará. Em 2012, o Estado fechou o ano como terceiro do Brasil em doadores efetivos, com 21,4 doadores pmp. No primeiro trimestre deste ano, a posição foi confirmada. Por milhão da população, o número de doadores efetivos foi de 28 no Distrito Federal, 21,1 em Santa Catarina e 20,4 no Ceará. Em todo o Brasil, o número foi de 12,6.

 

As doações e os transplantes de órgãos e tecidos são submetidos no Brasil a legislação específica que atribui às Centrais de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos (CNCDOs) o controle de todo o processo, desde a retirada dos órgãos até a indicação do receptor. No Ceará, assim como nos demais estados, a Central de Transplante da Secretaria da Saúde do Estado controla o destino de todos os órgãos doados. Essa atribuição exclusiva da Central de Transplante garante a obediência aos critérios de seleção do receptor de órgãos e tecidos. Por isso, a única forma de se receber um transplante é a inscrição na lista de espera.

 

O processo de doação começa com a identificação e manutenção dos potenciais doadores. Em seguida, os médicos comunicam à família a suspeita da morte encefálica, realizam os exames comprobatórios do diagnóstico, notificam o potencial doador à Central de Transplantes, que repassa a notificação à CIHDOTT. A notificação de morte encefálica à Central de Transplantes é compulsória. No hospital, o profissional da CIHDOTT realiza avaliação das condições clínicas do potencial doador, da viabilidade dos órgãos a serem extraídos e faz entrevista para solicitar o consentimento familiar da doação dos órgãos e tecidos. Nos casos de recusa, o processo é encerrado.

 

Para ser doador não é necessário deixar nada por escrito. O fundamental é conversar com a própria família e deixar bem claro o seu desejo. Os familiares devem se comprometer a autorizar a doação por escrito após a morte. A doação de órgãos é um ato pelo qual o doador manifesta a vontade de que, a partir do momento da constatação da morte encefálica, uma ou mais partes do seu corpo (órgãos ou tecidos), em condições de serem aproveitadas para transplante, possam ajudar outras pessoas.

 

 

31.07.2013

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá
selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara