Escola de Artes Thomaz Pompeu Sobrinho abre seleção para facilitadores e monitores

2 de agosto de 2013 - 13:15

Confira as diversas opções de lazer, cultura e arte que o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, a Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho e o Centro Cultural Bom Jardim, equipamentos geridos pelo Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IACC), vinculado à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, oferecem como destaques para este final de semana.

 

Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema.

 

Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho abre seleção para facilitadores e monitores

 

O Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IACC) por meio da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (EAOTPS), lançou nesta quinta-feira (01), o Edital que regulamenta o processo seletivo de jovens para atuarem nas funções de facilitador e monitor em oficinas de formação inicial na área de valorização do patrimônio cultural.

 

Inscrições

 

As inscrições são presenciais e gratuitas e estarão abertas até o dia 20 de agosto, de segunda a sexta-feira, no horário de 8h às 12h e de 13h às 17h, na Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e no Centro Cultural Bom Jardim. Para participar do processo seletivo, os candidatos deverão apresentar os seguintes documentos:

 

a) Formulário Padrão de Inscrição (disponível no local);
b) Declaração de legitimidade das informações prestadas;
c) Cópia de documento de Identificação, válido na data da solicitação da inscrição;
d) Cópia legível de comprovante de pagamento da última conta de luz ou água;
e) Cópia do certificado de conclusão do ensino médio em Escolas da rede pública de ensino;
f) Comprovação de renda própria e/ou familiar – pais e moradores da casa.

 

Pré-requisitos

 

Jovens na faixa etária entre 18 e 29 anos, com ensino médio concluído em escolas da rede pública de ensino, e com renda familiar de até meio salário mínimo, serão selecionados para realizar oficinas, coordenar pesquisas ligadas ao registro de manifestações culturais e produzir conteúdos para o Blog dentro do Projeto “Patrimônio Para Todos – uma aventura através das memórias – edição 2013”.

 

Seleção

 

Os candidatos serão escolhidos por comissão técnica, após análise documental, avaliação escrita e oral, análise de interesse e disponibilidade, avaliação de desempenho na capacitação. Os resultados serão divulgados em até 05 (cinco) dias após a finalização do processo de seleção, através da publicação da lista homologada dos selecionados no site do Centro Dragão do Mar (www.dragaodomar.org.br) e da EAOTPS (www.eao.org.br), com data prevista para 30 de agosto de 2013.

 

Capacitação

 

Para a etapa da formação (100 horas/aula), os jovens selecionados terão que dispor de 04 horas diárias (turno da tarde), de segunda-feira a sábado e para a etapa de realização das oficinas de educação patrimonial nas comunidades (onde atuarão como facilitadores ou monitores), os candidatos deverão dispor de 08 horas diárias, durante uma semana (segunda a sábado), conforme cronograma de atividades a ser informado pela EAOTPS. Além de receber remuneração, os selecionados receberão benefícios como vale-transporte, lanche e fardamento.

 

Serviço: Seleção de facilitadores e monitores para a Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho – Projeto Patrimônio Para Todos – uma aventura através das memórias.

Até 20 de agosto

Local: Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho – Av. Francisco Sá, 1801 – Jacarecanga – CEP 60010-450 – telefone: (85) 3238.1244

Dragão do Mar – Rua Dragão do Mar, 81, Praia de Iracema – telefone: (85) 3238 8600

Centro Cultural Bom Jardim – Rua Três Corações, 400, Bom Jardim, CEP 60545 110, telefones: (85) 3497.5981

 

____________________________________________________________

 

Dragão do Mar encerra neste final de semana programação especial de férias Fuxico no Dragão

 

Contando com apoio do Sesc, o Dragão do Mar finaliza nesta primeira semana de agosto o ciclo temático o “Fuxico no Dragão: venha namorar, paquerar, ler e se divertir”. Durante todo o mês de julho, os visitantes do Dragão puderam conferir feira, apresentações musicais, shows com renomados artistas, mostra de cinema, além de uma programação especialmente pensada para a criançada. Confira a programação deste final de semana:

 

SHOWS

 

DJ Famoso & DJ Famosa

 

A dupla de DJs Famoso (Ricardo Lisbôa) e Famosa (Wanessa Malta) está há mais de um ano na noite de Fortaleza comandando a festa quinzenal VAI DAR CERTO! No repertório, a mistura do melhor de vários estilos de música ao redor do mundo, com destaque para o que é sucesso tanto aqui quanto no exterior e a apresentação de novidades hiperdançantes que passavam despercebidas pela noite de Fortaleza até agora, sem exceção, hits do oriente médio, América Latina e Leste Europeu dão o tom da noite. É muito agito e pouco papo.

 

Dia 03, às 20h, no palco ao lado da Galeria Multiuso. Acesso gratuito.

 

Os Transacionais
Música Retrô Brasileira

 

Os Transacionais surgem com uma proposta de resgatar o melhor da música brasileira produzida nas décadas de 60 e 70, indo do Iê Iê Iê ao rock psicodélico, passeando pelo samba-rock e carimbó, unindo a peculiaridade do brega e descontração da guitarrada.

 

O projeto visa resgatar a memória musical daquele período através de um trabalho sério de pesquisa de época e experimentação. Formada pela extinta banda de rock pop autoral (Alegoria da Caverna) o quarteto alegórico se uniu a talentosa tecladista Juliana Costa, para por em prática um desejo antigo que era o de poder levar para a nova geração, todo o brilhantismo criativo da música brasileira daquelas duas décadas.

 

Um apanhado dentre variados estilos, ritmos e temáticas provenientes das diversas regiões do país, como o carimbó e a guitarrada do Pará, o swing do eixo Rio – São Paulo, a Jovem Guarda, o Tropicalismo e suas cores múltiplas, toda a expressão de irreverência e sagacidade da nossa musicalidade latina e infinitamente brasileira estão contempladas dentro desse projeto.

 

Recentemente, diversas são as temáticas dos espetáculos musicais dos Transacionais, realizando shows em homenagem ao Rei Roberto Carlos, Carnaval Transacional, Arraia Transacional, dentre outros. Com repertório que lhe faz passear no tempo com o melhor da “Música Retrô Brasileira”.

 

Dia 03, às 22h, no palco ao lado da Galeria Multiuso. Acesso gratuito.

 

Felipe Cazaux

 

Tocando e compondo Blues-Rock original e vigoroso, Felipe Cazaux chega ao seu terceiro CD solo – “Never Go Down”.

 

O guitarrista paulista tem experiência de mais de 10 anos no mercado musical. Em suas turnês, tocou nas capitais e inúmeras cidades do Nordeste, Sul e Sudeste do Brasil, em inúmeros festivais e projetos.

 

Tocou ao lado de vários ícones da guitarra e da música mundial como Scott Henderson, Andreas Kisser, Magic Slim, John Primer, Eddie C. Campbell, André Matos, e muito mais. Estudou, tocou e se aprimorou em Chicago, trazendo novas técnicas e tendo a oportunidade de tocar com vários músicos estrangeiros e se apresentar em clubes lendários como o do mestre do Blues, Buddy Guy Legends e outros como Rosa’s Lounge e House of Blues.

 

Estudou música na Universidade Estadual do Ceará, e ganhou prêmios em Festivais de música universitários. Os shows de Felipe Cazaux sempre trazem muita energia e interação com o público. No repertório, ele abrange suas composições autorais e algumas releituras de clássicos do Rock e Blues, além de ter uma voz única, sempre impressiona com as suas interpretações marcantes.

 

Dia 04, às 20h, no palco ao lado da Galeria Multiuso. Acesso gratuito.

 

____________________________________________________________

 

Iniciada venda de ingressos para show da cantora Amelinha

 

Na próxima sexta-feira (9), o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura receberá um dos maiores nomes da música brasileira. A cantora Amelinha apresentará, no Anfiteatro, às 21h, o show “Janelas do Brasil”. O show contará ainda com a participação especial de Fagner. Os ingressos (R$ 20,00 a inteira e R$ 10,00 a meia) poderão ser adquiridos a partir desta quinta-feira (1), na Bilheteria do Planetário (de terça a domingo, das 14h às 20h). Mais informações: 3488:8602.

 

Lançado no final de 2011 pela gravadora Joia Moderna, “Janelas do Brasil”, o primeiro álbum de Amelinha em 10 anos, quebrou um jejum e marcou o retorno da cantora aos palcos, em grande estilo. O sucesso de crítica e público foi tão grande que levou a cantora a gravar o CD e o DVD  ao vivo do show, cujo lançamento nacional aconteceu nos últimos dias 02 e 03 de março, no Teatro do Sesc Pinheiros com as participações de Fagner e Toquinho.

 

Produzido  por Thiago Marques Luiz, que também assina a direção do show, “Janelas do Brasil” é um projeto de sonoridade acústica que privilegia apenas e voz da artista, intacta pelo tempo, emoldurada somente por instrumentos de cordas: violões, guitarra, bandolim e  viola, executados por Dino Barioni, o diretor musical e pelo violonista Emiliano Castro.  O repertório traz compositores habitualmente gravados pela intérprete, como os seus conterrâneos Belchior, Ednardo e Fagner, além de autores nunca antes gravados por ela, como Alceu Valença, Chico César, Marcelo Jeneci e Zeca Baleiro.

 

____________________________________________________________

 

Inscrições abertas para Oficinas e Seminários do III Ceará das Rabecas

 

Estão abertas até o dia 08 de agosto as inscrições para oficinas e seminários do III Ceará das Rabecas. As atividades acontecem entre os dias 13 e 18 de agosto, nos espaços do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. São oficinas de xilogravura, toque de rabeca, construção de rabeca, fotografia e o seminário Cultura e Tradição com os temas – “Manifestações Tradicionais do Cariri e “Bandas de Música no Contexto Cultural Cearense”. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site www.cearadasrabecas.com.br. Vagas limitadas. Mais informações (085) 3032 3333.

 

OFICINAS

 

Oficina Xilogravura: com Mestre João Pedro (Juazeiro-Ce)

De: 13 a 16 (terça a sexta) de agosto  – 9h às 12h

Local: Ateliê do Centro Dragão do Mar

 

Oficina “Construção de Rabecas”: com Di Freitas (Juazeiro-Ce)

De: 13 a 16 (terça a sexta) de agosto – 14h às 17h

Local: Local: Ateliê do Centro Dragão do Mar

 

Oficina “Fotografia e Tradição”: com Francisco Sousa (Fortaleza-Ce)

De: 13 a 16 (terça a sexta) de agosto – 9h às 12 h

Local: Mini Auditório do Centro Dragão do Mar

 

Oficina ”O Toque da Rabeca”: com Di Freitas (Juazeiro-Ce)

Dias: 17 e 18 (sábado e domingo) de agosto – 14h às 17h

Local: Mini Auditório do Centro Dragão do Mar

Necessidades: possuir a Rabeca

 

SEMINÁRIO CULTURA E TRADIÇÃO

Dia: 17.08 (sábado) – Tema: “Manifestações Tradicionais do Cariri“

Dia: 18.08 (domingo) – Tema: “Bandas de Música no Contexto Cultural Cearense”

Horário: 14h às 17h: 30

Local: Auditório do Centro Dragão do Mar

 

III Ceará das Rabecas  – Apoio Secretaria de Cultura de Fortaleza -Secultfor. Apoio Cultural: Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult). Apoio  Institucional: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Governo Federal – através da Lei de Incentivo à Cultura, Articule Captação Sustentável. Realização e produção: Mungango Produções.

 

Serviço

Inscrições para oficinas e seminário do III Ceará das Rabecas

Até 08 de agosto

Realização: 13 e 18 de março

Local: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura – Praia de Iracema.

Inscrições gratuitas

 

____________________________________________________________

 

Abertura da IV Reunião Equatorial de Antropologia acontece neste domingo (4)

 

A IV Reunião Equatorial de Antropologia/ XIII Reunião de Antropólogos do Norte e Nordeste agrega antropólogos e pesquisadores afins, objetivando compartilhar os conhecimentos construídos em suas respectivas pesquisas e os desafios teóricos e metodológicos que se fazem presentes na construção da Antropologia. A 13ª edição do evento ocorrerá entre os dias 04 e 07 de agosto, com abertura, mostra livre de filmes e encerramento no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, e demais atividades a serem realizadas na Universidade Federal do Ceará, especificamente no Centro de Humanidade I, II e III, Campus Benfica. A REA-ABANNE será promovida por quatro instituições do Estado do Ceará: a Universidade Federal do Ceará (UFC), a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro Brasileira e a Universidade Estadual do Ceará (UECE). Os pesquisadores estarão reunidos no evento de 2013 em torno da temática “Saberes locais e experiências transnacionais: interfaces do fazer antropológico”.

 

A programação abrange um grande leque de atividades e participantes: trará três (3) conferencistas brasileiros e três conferencistas da latitude do Equador ou que realizam estudos e pesquisas na Região. Apresentará vinte e três mesas redondas, cada qual com cinco integrantes. Realizará quarenta e cinco grupos de trabalho, com participação estimada de quinze pessoas por GT, duas sessões extramuros, cada uma com cinco expositores, e seisfóruns, cada qual com oito palestrantes. O conteúdo, locais e horários das atividades do evento podem ser conferidos em: www.reaabanne2013.com.br/programação.

 

 

IV Reunião Equatorial de Antropologia / XIII Reunião dos Antropólogos Norte e Nordeste REAABANNE 2013

04 a 07 de agosto, Fortaleza – Ceará

Horários

Dia 4/08

Domingo

Dia 5/08

Segunda-feira

Dia 6/08

Terça-feira

Dia 7/08

Quarta-feira

8h00 / 9h30

Credenciamento

Credenciamento

E Fóruns

Sessões Extramuros e Fóruns

Sessões Extramuros e Fóruns

9h30 /

11h00

Mesas Redondas

Mesas Redondas

Mesas

Redondas

11h30/ 12h30

Conferência 1

Conferência 3

12h30

Intervalo

Intervalo

Intervalo

Intervalo

14h00/

18h00

Credenciamento

GTs

GTs

GTs

16h

Intervalo

Intervalo

Intervalo

Intervalo

18h30 / 19h30

Conferência 2

Conferência 4

19h30

Abertura

(Conferência, Lançamentos de Livros e Coquetel)

Sem atividades

20h

Sem atividades

Encerramento

(Conferência e show musical)

                    

 

Programação – Mostra Livre de Filmes, Ensaios Fotográficos, Hipermídias e Etnografias Sonoras

Horários

Dia 5.08

Segunda-feira

Dia 6.08

Terça-feira

9h/12h

Mostra de Fotografias – Museu de Arte da UFC (MAUC)

Mostra Livre de Filmes – Museu de Arte da UFC (MAUC)

Mostra de Fotografias – Museu de Arte da UFC (MAUC)

Mostra Livre de Filmes – Museu de Arte da UFC (MAUC)

12h/18h30

Mostra de Fotografias – Museu de Arte da UFC (MAUC)

Mostra de Fotografias – Museu de Arte da UFC (MAUC)

18h30/21h

Mostra de Fotografias – Museu de Arte da UFC (MAUC)

Mostra Livre de Filmes – Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC)

Mostra de Fotografias – Museu de Arte da UFC (MAUC)

Mostra Livre de Filmes – Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC)

 

Contato para informações: Professora Isabelle Braz Peixoto da Silva (UFC) – Presidente da Comissão Organizadora do Evento         Telefone: (85) 9668-1369

E-mail: isabellebpsilva@gmail.com

 

 

[Infantil]
Brincando e Pintando no Dragão do Mar – Brincadeiras e atividades infantis para todas as idades orientadas por monitores.

Serviço: Domingo (04), às 16h, na Praça Verde. Acesso gratuito.

 

[Múltiplas linguagens]

Sahaja Yoga

A prática permite que a pessoa se identifique com o seu verdadeiro ser, abandonando os hábitos negativos para a evolução espiritual.

Serviço: Sexta (02), às 16h, no Bosque da Praça Verde. Acesso gratuito.

 

Feira Dragão Arte

Feira de artesanato realizada em parceria entre SEBRAE-CE e SIARA-CE.

Serviço: De sexta a domingo, das 17h às 22h, Ao lado do Espelho D’água. Acesso gratuito.

 

Planeta Hip Hop

Grupos promovem exibições de dança e música hip hop.

Serviço: Sábado (03), às 19h, na Arena Dragão do Mar. Acesso gratuito.

 

5º Grupo Escoteiro do Ar Pinto Martins

De acordo com a faixa etária dos participantes, o grupo define as atividades de  escoteirismo.

Serviço: Sábado (03), das 14h às 17h, no Bosque Praça Verde. Acesso gratuito.

 

 

Museu da Cultura Cearense (MCC)

 

OFICINA GRATUITA – O MCC ofertará, gratuitamente, nesta sexta-feira (2), no miniauditório do MCC, a oficina de produção do brinquedo artesanal “rói-rói”. A oficina será facilitada pelas arte-educadoras do MCC Nice Alcântara e Juliana Ribeiro, sendo direcionada a 20 jovens de 14 a 16 anos. Inscrições pelo telefone 3488.8621 e educativomcc@dragaodomar.org.br.

 

Verde – amarelo

 

“A exposição “Verde-amarelo” mostra, sob um piscar de olhos, divertidas facetas da torcida futebolística brasileira – e, em especial no Nordeste e em cidades do interior. A mostra enfatiza o design da rua, os inventos do dia a dia e os momentos quando os brasileiros se orgulham das cores da bandeira brasileira.

 

A maioria das imagens e dos objetos foi captada no interior do Ceará, durante os últimos grandes eventos esportivos, como na Copa de Mundo de 2010.  Durante a exposição, pretende-se ampliar o acervo com a colaboração do público, criar ações interativas e resgatar algo do rico universo da cultura popular e do kitsch em torno das cores da bandeira do Brasil, com um olhar descontraído e com certa ironia.” diz Titus Riedl.

 

A mostra apresenta exemplos da criatividade e inventividade dos brasileiros em relação aos seus eventos esportivos e à paixão pelo futebol, traduzida nas cores da bandeira nacional. Um dos idealizadores da Exposição, o sociólogo e pesquisador Titus Riedl afirma que a exposição busca mostrar, de maneira divertida, como se dá essa cultura do improviso aqui no Ceará. “Queremos ver como os indivíduos criam e recriam objetos para expressar a sua emoção, utilizando, inclusive, elementos que são próprios dessa cultura, como a renda, a presença de redes, bandeirinhas, o fuxico, entre outros”, afirma.

 

Segundo Valéria Laena, diretora do MCC, vemos agora serem iniciados os preparativos para receber esses grandes eventos, então é um momento oportuno para refletirmos de maneira leve sobre questões importantes como construção da brasilidade, identidade e memória. “O povo cearense é conhecido por sua criatividade, então estamos apostando nesse espírito inventivo para mostrar como se materializa essa mobilização nestes períodos em particular”, afirma Valéria.

 

Visitação de terça a quinta, das 9h às 19h (acesso até às 18h30) e sexta a domingo, das 10h às 20h (acesso até às 19h30). Acesso Gratuito.

 

Vaqueiros [Sala 4] (ÚLTIMO ANO)

 

Exposição lúdica, de caráter didático, percorre o universo do vaqueiro a partir da ocupação do território cearense pela pecuária até a atualidade. Utiliza cenografia, imagens e objetos ligados ao cotidiano do vaqueiro. 

 

Visitação de terça a quinta, das 9h às 19h (acesso até às 18h30) e sexta a domingo, das 10h às 20h (acesso até às 19h30). Acesso Gratuito.

 

Brinquedo – A Arte do Movimento [Sala 3] (ÚLTIMO ANO)

 

A exposição estimula a memória e ativa a sensibilidade. Os brinquedos expostos pertenciam a Coleção Macao Goes e hoje fazem parte do acervo do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

 

Visitação de terça a quinta, das 9h às 19h (acesso até às 18h30) e sexta a domingo, das 10h às 20h (acesso até às 19h30). Acesso Gratuito.

 

 

Museu de Arte Contemporânea MAC

 

Leonilson Inflamável

 

A exposição “Leonilson Inflamável” apresenta um generoso recorte da produção artística do cearense. Com curadoria de Bitu Cassundé, a mostra, composta por cerca de 175 obras, evidencia parte de um acervo ainda inédito no Ceará, composto, principalmente, por três coleções: Família Bezerra Dias, Museu de Arte Contemporânea do Ceará – MAC CE e Museu de Arte Moderna de São Paulo – MAM SP.

 

“Leonilson Inflamável” traz desde as lonas, gravuras, desenhos e bordados da sua última fase, até trabalhos iniciais produzidos em Fortaleza, na Maraponga. O grupo ocupa as 13 salas do MAC CE e dimensiona, através de um potente percurso, um panorama da produção do artista. José Leonilson (1957-1993) legitimou dentro da produção contemporânea brasileira um importante legado, com uma obra que articula a projeção biográfica mediada pela subjetividade e pela ficção, produziu um conjunto capaz de relacionar diferentes técnicas, suportes e linguagens. Revela-se através de uma pontual visualidade, lapidada por um vigoroso desenho, pela organicidade do bordado ou por uma pintura livre do rigor formal, uma impactante obra.

 

Após 20 anos do falecimento do artista, a vitalidade e a atualidade das questões que permeiam a sua poética ainda são marcas fortes às quais fica difícil permanecer indiferente.

 

Visitação de terça a quinta, das 9h às 19h (acesso até às 18h30) e sexta a domingo, das 10h às 20h (acesso até às 19h30). Acesso Gratuito.

 

Biblioteca Leonilson

 

Espaço especializado em artes visuais com cerca de dois mil livros nas áreas de Fotografia, Design, Museologia, História da Arte, Arquitetura e Urbanismo, Moda e Arte Contemporânea.

 

Serviço: De terça a quinta, das 9h às 12h e das 14h às 18h. Sexta, das 14h às 18h. Gratuito.
Horário da Lojinha Dragão do Mar: terça a quinta, das 9h às 18h, sexta a domingo, das 14h às 20h.

 

 

[Planetário]

O Planetário CDMAC encontra-se em manuntenção preventiva

Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho

Av. Francisco Sá, 1801 – Jacarecanga 60010-450 – Fortaleza-CE

Informações e agendamento de visitas: (85) 3238.1244

Os espaços EAO funcionam de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. Todos os espaços têm acesso livre e vagas limitadas.

 

A Escola de Artes e Ofícios é um Espaço privilegiado para pessoas que buscam formação profissional nas áreas de conservação, preservação, restauração, difusão e valorização do patrimônio cultural do Estado do Ceará.

 

 

CURSOS

CURSO DE CONSERVAÇÃO, RESTAURAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DE ACERVOS MUSEOLÓGICOS.

 

O curso visa capacitar jovens para procedimentos e aplicações de técnicas básicas de conservação que os auxiliarão em atividades em museus e instituições culturais na salvaguarda de seu acervo. O curso será realizado na Escola e serão desenvolvidas também atividades de estágios nas instituições.

 

Benefícios: vales transportes, lanche e bolsa-auxílio. Público alvo: jovens de 18 a 29 anos com ensino médio concluído ou cursando o último ano.

 

Inscrições abertas de 22 de julho a 22 de agosto de 2013. Local: Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho. Horário: 13h30 às 17h30. Acesso gratuito. Duração: 400h. Classificação : 18 a 29 anos. Contato: (85) 3238-1244.

 

SELEÇÃO DO PROJETO PATRIMÔNIO PARA TODOS – UMA AVENTURA ATRAVÉS DAS MEMÓRIAS – 2013

 

Inscrições para seleção de facilitadores e monitores para o Programa de qualificação profissional com base na valorização e difusão do patrimônio cultural do estado do Ceará / Projeto de Qualificação Profissional, Valorização e Difusão do Patrimônio Cultural do Estado do Ceará.

 

O Governo do Estado do Ceará e o Instituto de Arte e Cultura do Ceará, por meio da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho, seleciona, por meio de EDITAL de seleção pública, 26 jovens de 18 a 29 anos para atuarem, como facilitadores e monitores de oficinas de educação patrimonial do Programa de qualificação profissional com base na valorização e difusão do patrimônio cultural do estado do Ceará / Projeto Patrimônio para Todos – uma aventura através das memórias.

 

O edital na íntegra está disponível nos sites: www.eao.org.br / www.patrimonioparatodos.com/ e www.dragaodomar.org.br  e na Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho.

 

Inscrições abertas de 01 a 20 de agosto de 2013. Local: Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho. Horário: de 8h às 12h de 14h às 17h. Duração: 100h. Contatos: (85) 3238-1244.

 

 

EXPOSIÇÃO

TRAÇO A TRAÇO – Uma Jornada Através do Universo de Aldemir Martins.

Exposição reúne vinte e cinco desenhos inspirados no universo criativo de Aldemir Martins, pois, além de trazer à baila o seu nome, será apresentado nossos conceitos de identidade cultural.

Aberta até 15 de agosto. Horários: de 8h às 12h e 13h30 às 17h30. Acesso gratuito.

 

ILHA DIGITAL:

A ilha digital da EAOTPS é disponibilizada para pesquisas, serviços de impressão, digitalização e periodicamente ministra curso básico de informática. O acesso à internet é gratuito.

 

BIBLIOTECA THOMAZ POMPEU SOBRINHO:

Aberta à comunidade, a Biblioteca EAOTPS conta com acervo em torno de 1.500 livros para consulta local nas áreas de Artes, Arquitetura, Patrimônio Cultural, Ofícios Tradicionais e Literatura.

+ Horário de Funcionamento: Segunda a sexta, de 8h às12h e 13h30min às 17h30min.

 

ATELIER DE XILOGRAVURA:

O ateliê de xilogravura da EAOTPS pode ser utilizado, mediante agendamento prévio, de segunda a sexta, no horário de 8h às 17h30min para atividades de impressão. Para conhecer as normas de utilização e agendar horário, os (as) interessados (as) podem entrar em contato com a Escola, pelo telefone: 3238 1808

 

LOJA DE ARTESANATO

Conheça alguns produtos desenvolvidos pelos alunos em cursos realizados na EAOTPS.

 

VISITA GUIADA:

Escolas, Instituições e grupos em geral podem agendar uma visita guiada para conhecer os diversos espaços da EAOTPS. Agende sua visita! Contato: (85)3238.1244.

 

____________________________________________________________________

 

Centro Cultural Bom Jardim

Rua 3 Corações, 400 – Bom Jardim

 

EXPOSIÇÃO

Mostra Bira de Arte

Curadoria: Maira Gutierres

A Mostra Bira de Artes apresenta a produção coletiva dos alunos da EEFM Dr. Ubirajara Índio do Ceará, realizadas no Laboratório de Produção de Imagens nos módulos de Desenho, Pintura e Fotografia ministrados pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência-PIBID, junto ao Curso de Licenciatura em Artes Visuais do Instituto Federal do Ceará-IFCE.

 A exposição permanecerá até 19 de agosto. Horário de visitação: 09hs às 12hs / 14h às 18h.

 

VENHA  LER

Facilitador: Ana Paula Sales
Tema do Mês: O Amigo Invisível

No mês de Agosto, durante os encontros do Venha Ler o livro “O Amigo Invisível” será trabalhado, estimulando a criatividade literária das crianças.

Dia: 03, na Biblioteca.
Contato: 8895-9770 / 9707-6597

 

[CINECLUBE]

Dia: 03, às 16h.

Programa: 173

 

Filmes:

 

– L.A.P.A ( Rj, 2008, doc, cor, vídeo, 74 min)

Dir: Cavi Borges e Emilio Domingos

 

– Mestre Humberto (Rj, 2005, doc, cor, 35mm, 20 min)

Dir: Rodrigo Savastano

 

 

Dia 28 – domingo

LAGARTA PINTADA

Brincadeiras Infantis
Direção: Cristina Gadelha e Leticia Silva

 

Programa lúdico-educativo que proporciona ao público infantil momentos de lazer e criação através de atividades de pintura e desenho livre, jogos, cantigas de roda e brincadeiras da cultura tradicional popular.

+ Dia 4, às 16h. Duração: 2h, Classificação: Livre.

 

[CINECLUBE]

Dia: 04, às 15h

Programa: 225

 

Filmes:

– Garoto Cósmico (Sp, 23007, ani, cor, 35mm, 75 min)

Dir: Alê Abreu

 

– Sirius (Sp, 1993, ani, cor, 35mm, 12 min)

 

02.08.2013

 

Assessoria de Comunicação e Marketing do IACC

Luciana Vasconcelos – (85) 3488.8625