Adece realiza Dia de Campo sobre o cultivo do cacaueiro no Tabuleiro de Russas

6 de agosto de 2013 - 12:24

Nesta quarta-feira (07), a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) promove um Dia de Campo sobre a Cultura do Cacaueiro no Perímetro Irrigado do Tabuleiro de Russas. A programação terá início às 8 horas, na Fazenda Frutacor e contará com um circuito dividido em quatro estações: preparo da área, tipo de mudas e plantio; sistema de irrigação e fertilização; poda do cacaueiro; colheita e beneficiamento.

 

A iniciativa surgiu de uma parceria da Agência com a Embrapa, o Banco do Nordeste (BNB), a União dos Agronegócios do Vale do Jaguaribe (Univale) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Desde 2009, essas instituições estão envolvidas num programa de avaliação e de alternativas agrícolas para o semi-árido cearense. Foi quando, de acordo com a Adece, houve a implantação de uma área experimental, uma vez que, a possibilidade de expansão da cacauicultura para áreas não tradicionais poderia gerar divisas para o país, seja pela diminuição da importação ou, até mesmo, por contribuir para retornar o Brasil ao papel de exportador de cacau.

 

Durante do Dia de Campo, os participantes terão acesso direto às informações sobre o comportamento agronômico das doze variedades clonais de cacaueiro implantados na Frutacor. O evento será gratuito e aberto ao público, com inscrições feitas na hora e no local.

 

06.08.2013

 

Assessoria de Comunicação da Adece
Jully Gomes – (85) 3457.3330