Semace lança Inventário Florestal do Ceará nesta quinta-feira (08)

7 de agosto de 2013

O contrato para realização do Inventário Florestal do Ceará será assinado nesta quinta-feira (8), às 14 horas, durante a 221ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema), na sede da Superintendência Estadual do meio Ambiente (Semace), em Fortaleza. O trabalho objetiva colher informações qualitativas e quantitativas dos recursos florestais locais, para, a partir daí, estimular a formulação e execução de políticas públicas de desenvolvimento, uso e conservação desses recursos.

 
 
No Ceará, o inventário terá maior relevância devido às suas características florestais, já que a cobertura vegetal no Estado é marcada principalmente pela Caatinga, bioma ainda pouco estudado. Durante o trabalho há a probabilidade que novas espécies sejam descobertas em terras cearenses. Ao todo, serão 370 amostras, distantes uma das outras 20 quilômetros, espalhados nas mesorregiões Noroeste, Norte, Metropolitana de Fortaleza, Sertões Cearense, Jaguaribe, Centro-sul e Sul.

 
 
Em cada local será anotado o nome das espécies encontradas, colhidas amostras do solo, analisada a saúde e vitalidade das árvores, madeira morta, entre outros aspectos. Quatro pessoas que moram num raio de dois quilômetro de cada amostra serão entrevistadas para que se obtenham informações quantitativas e qualitativas da relação entre o homem e a flora.

 
 
Nesse momento, as áreas urbanas ficarão de fora do Inventário Florestal do Ceará. Contudo, as regiões com relevante caráter ambiental, a exemplo das unidades de conservação, a distância existente entre uma área e outra de amostragem será minimizada, consequentemente aumentando o número de amostras e de informações.

 
 
Com o inventário pronto, espera-se ter o conhecimento aprofundado sobre a área de cobertura florestal, biodiversidade, dinâmica das florestas, características do solo, fragmentação florestal, nível de degradação, percepção dos usuários da floresta sobre os seus recursos, estoque de biomassa e carbono etc.

 
 
O inventário no Ceará é uma parceria entre o Governo do Estado, através da Semace, e o Serviço Florestal Brasileiro (SFB). A solenidade de assinatura do contrato contará com a presença do titular da Superintendência, José Ricardo Araújo, o presidente do SFB, Antônio Carlos Hummel, o presidente do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente, Paulo Henrique Lustosa, além dos respectivos conselheiros do Coema e autoridades convidadas.

 

07.08.2013

 

Assessoria de Comunicação da Semace
Leandro Assunção
(85) 3101-5554
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov