Urbanização do elevado da Parangaba tem 85% das obras civis concluídas

7 de agosto de 2013 - 16:15

Além de melhorar a vida de quem utiliza o transporte público na Capital e Região Metropolitana, o Metrô de Fortaleza também trabalha no sentido de se inserir na paisagem local de forma harmônica e paisagística. Um exemplo disso é o Projeto de Urbanização da Área de Influência do Elevado da Parangaba que atualmente conta com cerca de 85% das obras civis concluídas e tem previsão para término até o final deste ano. A obra teve ordem de serviço emitida em abril de 2012 e está sendo executado pela Empresa Engexata Engenharia Ltda.

 

O projeto foi desenvolvido com o objetivo de integrar a Linha Sul do metrô às características ambientais existentes, aproveitando, dentre outros recursos, a atual circulação de pessoas e veículos, a prática de esportes e lazer. Para tanto, a obra conta com a construção de ciclovia, que já chega a 67% de conclusão; pista de skate (halfpipe) e quadra poliesportiva, com 20% executado de ambos; além de anfiteatro e serviço de iluminação.

 

Outro serviço de relevância não só social, como também histórica e cultural é a reforma do Bar Avião, localizado no início da Avenida João Pessoa, em Fortaleza, para a qual estão previstos os serviços de construção de banheiros, revestimento de piso e parede, instalação elétrica, iluminação e pintura. Vale destacar que os trabalhos já tiveram início no último dia 1º de agosto.

 

A área total beneficiada pela urbanização corresponde a aproximadamente 92.029,34 m², situados entre os bairros Couto Fernandes e Vila Pery. Somente sob o elevado de Parangaba (área que engloba as estações de Parangaba e Juscelino Kubitschek) são 2,92 km.

 

Atualmente, as frentes da obra estão localizadas em vários pontos. Os serviços por trecho podem ser verificados conforme informações abaixo, referentes ao início deste mês de Agosto:

 

Serviço: Jardinagem, implantação de bancos ou mobiliário urbano, acabamentos e limpeza.
Locais: Rua Lorena / Rua Oscar Bezerra; Rua Oscar Bezerra / Rua Ceará; Canteiro de obra / Rua Tamoio; Trav. Tibiriça / Trav. Goiabeira; Trav. Goiabeira / Rua Ceará; Rua Ceará / Rua Barão de Sobral; Rua Barão de Sobral / Rua Úrsula Garcia; Rua Úrsula Garcia / Rua João Capote; Rua João Capote / Rua João Nepomuceno (nesse trecho está em andamento concretagem da ciclovia); Rua 15 de Novembro / Rua Dom Carloto Távora; Rua Dom Carloto Távora / Rua Elcias Lopes; Rua Elcias Lopes / Rua Livino de Carvalho; Rua Livino de Carvalho / Rua Vila Lobos; Rua Zacarias Gondin / Rua do Giro; Rua do Giro / Caio Prado; Caio Prado / Carlos Amora.

 

Serviço: Deu-se início à reforma do Bar Avião com a demolição de calçada, revestimento de paredes e piso, e limpeza do local.
Locais: Avenida João Pessoa / Rua 15 de Novembro.

 

Serviço: Pavimentação da via e passeio.

Locais: Eduardo Perdigão / Napoleão Quezado.

 

Serviço: Locação de meio fio, tubulação elétrica, e postes.
Locais: Vila Pery Praça 1; Vila Pery Praça 2 .

 

Serviço: Em execução anfiteatro, quadra poliesportiva, muro em placas.
Locais: Praça Parangaba.

 

Obras já finalizadas da urbanização

 

Dentre as ações do Projeto de Urbanização da Área de Influência do Elevado de Parangaba está a reforma da antiga estação ferroviária do bairro homônimo, a qual foi finalizada em 16 de novembro de 2012. A edificação, que data de 1940 e foi rebaixada em 3,5 metros para dar passagem ao elevado ainda em 2007, ganhando guarita, rampas, calçada e pintura nova. 

 

07.08.2013

 

Assessoria de Comunicação do Metrofor
Luanna Patrícia – 85 3101.7115/ 85 8563.3186