Centro de Formação Olímpica do NE: obras começam nesta quarta-feira (14)

13 de agosto de 2013 - 13:12

O governador Cid  Gomes assina nesta quarta-feira (14), às 9 horas, a ordem de serviço para a construção do Centro de Formação Olímpica do Nordeste (CFO-NE), na avenida Alberto Craveiro, em frente à Arena Castelão. Os dois equipamentos juntos vão fazer parte do mais moderno, tecnológico e inteligente complexo de excelência esportiva do Brasil. O projeto do novo equipamento terá área total de 85.922,12m², sendo  45.117,87m² de área construída. O equipamento abrigará 26 das 32 modalidades olímpicas e prevê quadras, salas para lutas, piscinas olímpicas, pistas de atletismo, campo de futebol e ginásio poliesportivo de padrão internacional. Também está previsto hotel, praça de alimentação e alojamento para até 248 atletas.

 

O novo equipamento terá três eixos desportivos: desporto educacional, que despertará e estimulará os estudantes a prática esportiva; o deporto participativo, para que a comunidade faça do equipamento uma área de lazer de qualidade e saudável e o deporto de alto-rendimento, voltado para os atletas e para a prática de esporte competitivo. 

 

O CFO  terá ainda passarela para pedestre, que o ligará diretamente a Arena Castelão. O empreendimento, que será um dos mais completos do Brasil e receberá recursos do Governo do Estado e Governo Federal no valor de R$ 226.868.871,15, conforme anunciado pela presidenta Dilma Rousseff em visita ao Ceará no último mês de abril.

 

O novo Centro abrigará o maior ginásio esportivo do Brasil – o único retrátil. Ele será multiuso e terá capacidade para  17.100 pessoas sentadas (modo jogo) e 20 mil pessoas (modo evento), além de camarotes, bares, salão e sala tecnológica para transmissões. Haverá piscinas (olímpica e de salto ornamentais), campo e pista de atletismo; ginásio para ginástica olímpica e lutas; pistas de skate e BMX; quadras de vôlei de praia e de tênis de saibro; alojamentos para até 248 atletas e heliponto. A construção será feita pelo Consórcio Complexo Olímpico do Ceará com as Construtoras Galvão Engenharia SA e Recoma Construções Comércio e Indústria LTDA.

 

CFO 1CFO 2

 

Modalidades Esportivas no CFO:

 

Atletismo

Natação

Badminton

Nado sincronizado

Basquete

Pentatlo

Boxe

Rugbi

Ciclismo

Tênis

Handbol

Taekwondo

Esgrima

Tênis de mesa

Futebol

Tiro com arco

Ginástica

Triatlo

Halterofilismo

Vôleibol

Hoquei

Vôlei de praia

Judô

Polo aquático

Luta

Saltos ornamentais

 

Informações básicas da obra:

Valor da Obra: R$ 226.868.871,15

Área construída: 45.117,87 m2

Financiamento: Governo do Estado e Governo Federal

Ginásio: 17. 100 pessoas sentadas (modo jogo)

              20 mil pessoas (modo evento)

              Camarotes, bares e salão multiuso

Piscinas: Olímpica e de salto ornamentais

Campo e pista de atletismo

Ginásio para ginástica olímpica e lutas

Pistas de skate e BMX

Quadras de vôlei de praia e de tênis de saibro

Alojamentos para até 248 atletas

Heliporto para duas aeronaves

 

CFO 5CFO 3

CFO 4CFO 6

 

Serviço

Assinatura da Ordem de Serviço do Centro de Formação Olímpica do Nordeste
Data: quarta-feira, 14/08/13
Horário: 9 horas
Local: Terreno do Centro de Formação Olímpica do Nordeste, na esquina da Avenida Alberto Craveiro com Avenida Dedé Brasil, em frente à Arena Castelão

 

13.08.2013

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br – 85 3466.4898