Israel de França rege a Orquestra Eleazar de Carvalho em concerto da Série Oficial

14 de agosto de 2013

A Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho promove, neste mês de agosto, um encontro que tem a tuba e o eufônio como protagonistas. No primeiro concerto da série oficial do mês, a Orcec será regida pelo maestro Israel de França, em apresentação que contará com a participação especial do tubista Wilthon Matos. O concerto está agendado para a próxima quinta-feira, 15, às 19h30min, no Palco Principal do Theatro José de Alencar. A entrada é gratuita.

 

Israel de França possui uma carreira marcada por experiências exitosas no Brasil e no exterior. Pernambucano, estudou e trabalhou em formações como a Banda Sinfônica Juvenil de Pernambuco, Orquestra Sinfônica do Recife e Orquestra de Câmara da Universidade Federal de Pernambuco. Já na Europa, regeu a Orquestra Filarmônica de Santiago de Compostela (ESP) e a Orquestra da Cidade de Granada (ESP), e aperfeiçoou seus estudos no Conservatório Superior de Música de Lisboa. Atualmente, estuda em Londres e Frankfurt.

 

O regente convidado preparou um programa com peças de Arcangelo Corelli, “Concerto Op. 6 Nº 3 in C minor”, Arthur Franckenpohl, “Concertino para tuba e cordas”, Beethoven Cunha, “Concerto breve para eufônio e cordas”, Eduard Toldrà, “Vistas al Mar”, e Felix Mendelssohn, “Sinfonia nº 9 para cordas in C major”.

 

O solo ficará sob a responsabilidade de Wilthon Matos. Considerado um dos grandes nomes da tuba no Brasil, tendo inclusive obtido sucesso em concursos nacionais e internacionais, e chegou a representar o Brasil na Conferência Internacional de Tuba e Eufônio (ITEC), evento este organizado pela Associação Internacional de Tuba e Eufônio. Atualmente, o tubista é membro da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa).

 

A Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho é uma ação da Associação Artística de Concertos do Ceará, com o apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (secult). Neste programa, conta ainda com o apoio do Theatro José de Alencar.

 

Programa

Arcangelo Corelli

Concerto Op. 6 Nº 3 in C minor.

I – Largo

II – Allegro

III – Grave

IV – Vivace

Arthur Franckenpohl

Concertino para tuba e cordas

I – Moderato

II – Lento

III – Allegro

Beethoven Cunha

Concerto breve para eufônio e cordas

Eduard Toldrà

Vistas al Mar

I – Allegro com brio

II – Lento

III – Molto vivace

Felix Mendelssonh

Sinfonia nº 9 para cordas in C major

I – Grave – Allegro

II – Andante

III – Scherzo – Trio più lento

IV – Allegro vivace

 

Masterclass

 

Aproveitando a estada em Fortaleza, onde participa de concerto com a Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho, o tubista Wilthon Matos oferece uma classe especial sobre tuba e eufônio, em que abordará diversos aspectos da teoria e prática dos instrumentos metais. O masterclass será realizado de 12 a 14 de agosto, das 15h às 18h, no Teatro Carlos Câmara. A taxa de inscrição é de R$ 50,00.

 

14.08.2013

 

Mais informações

AACC: 85 3252.3378

Roberto César Lima: 85 8828.6405