Segurança pública recebe reforço tecnológico e moderno

16 de agosto de 2013 - 20:20

A segurança pública e a saúde de emergência ganharam mais um reforço. O Governo do Estado, por meio do Projeto de Modernização Tecnológica (Promotec) e financiado pelo banco alemão MLW, adquiriu três helicópteros para reforçar as ações de polícia e transportar com segurança vítimas de violência, além de possibilitar mais rapidez no deslocamento de órgãos para transplante. O primeiro equipamento, com prefixo PR-EKN, já está sendo utilizado pela Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer). Até o fim deste ano, mais duas unidades chegam ao Ceará. Uma delas será uma UTI aérea, a única pertencente ao Poder Público no Brasil, e os equipamentos dessa unidade desembarcaram no Ceará nesta sexta-feira (16), vindos da Alemanha.

 

“Para se ter ideia da modernidade desses equipamentos da UTI, dos 35 itens que chegaram, apenas sete tinham registro no Brasil. Ou seja, é um equipamento de ponta que vai salvar vidas. O Estado do Maranhão e da Bahia já têm helicópteros desse modelo, mas a nossa configuração é a mais moderna do Brasil e da América do Sul”, disse Monteiro.

 

Ainda segundo ele, a autonomia dos helicópteros é de 3h30min, o que permite ir de uma ponta a outra do Estado, sem a necessidade de reabastecimento, além de ser mais veloz e permitir voos noturnos. “Os demais helicópteros utilizados pelo Ciopaer não podem voar à noite e a capacidade é de dois pilotos e mais três tripulantes. O novo equipamento pode ter, dois pilotos e nove tripulantes, duas macas e resgate via gancho para 10 pessoas e não apenas uma”, destacou o coordenador.

 

O novo helicóptero é da empresa Eurocopter, modelo EC145C-2 . A máquina é um equipamento moderno e especial para o emprego na atividade de radiopatrulhamento aéreo, deixando Fortaleza entre as cidades de destaque no quesito aparelhagem de asas rotativas da Aviação de Segurança Pública. O EC145 é largamente utilizado em resgates aéreos e no policiamento na Alemanha e na França. O equipamento veio desmontado ao Ceará e remontado na empresa Helibrás, em Minas Gerais.  Com a chegada dos novos helicópteros, os Esquilos – modelo dos helicópteros em uso no Estado – vão aumentar sua presença no Interior do Estado.

 

16.08.2013

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br – 85 3466.4898