Palestra sobre efetivação das Políticas Públicas sobre Drogas acontece nesta terça-feira

19 de agosto de 2013 - 18:00

O Governo do Estado do Ceará, por meio da Assessoria Especial de Políticas Públicas sobre Drogas, realiza solenidade de Efetivação das  Políticas Públicas sobre Drogas com a palestra do Secretário Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas, Dr. Vitore Maximiano. O evento acontece nesta terça-feira (20), às 9 horas, no auditório Deputado João Frederico Ferreira Gomes, anexo 2, na Assembleia Legislativa.

 

“Após a Jornada de Políticas Públicas sobre Drogas, estaremos a partir deste evento mostrando a efetividade das Políticas Públicas que estão sendo realizadas no Ceará. Cada secretário estará encarregado da execução dos projetos financiados pelo Programa Crack é Possível Vencer”, explicou a Assessora Especial de Políticas Públicas sobre Drogas do Gabinete do Governador, Socorro França.

 

Na oportunidade, falarão o secretário de Saúde Arruda Bastos pelo eixo  Atenção e Cuidado,  a secretária de Educação Izolda Cela pelo eixo Prevenção; o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Francisco Bezerra, pelo eixo Autoridade e o secretário do Trabalho e  Desenvolvimento Social Evandro Leitão pelo eixo Reinserção Social.

 

De acordo com Socorro França a solenidade é um ato de demonstração que Políticas Públicas se faz com a efetivação rápida e transparente. Estarão presentes nesse evento representantes das Comunidades Terapêuticas, agentes de saúde, Conselho de Defesa Tutelar, Conselho de Defesa Social, Núcleo de Mediação Comunitária, CAPS, Creas, CRAs, CREs, Magistratura, Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Federal, Polícia Civil,   Universidades, Defensoria Pública,  Ministério Público e outras autoridades envolvidas com Políticas Públicas sobre drogas.

 

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem 5.565 municípios. Uma pesquisa da Confederação Nacional de Municípios – CNM realizada em 2011 confirma que o consumo do crack se alastrou por todo o país. Esta pesquisa contou com a participação de  4.400 municípios e revela que o crack está em 98% das cidades brasileiras ocupando o lugar do álcool em pequenos municípios e na zona rural. No Ceará, dos 184 municípios, 117 foram pesquisados. O  crescimento do tráfico e uso do crack por ser “mercadoria de baixo custo”, também está associado ao fator econômico, o que tem favorecido este comércio ilícito.

 

O II Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (Lenad), Uso de cocaína e crack no Nordeste, realizado pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para políticas públicas do Álcool e outras drogas em 2012, identificou na região Nordeste 832 mil pessoas que fizeram uso destas  substâncias no último ano, sendo a 2ª região com maior prevalência no país, e no Brasil, são 2,8 milhões de pessoas.

 

A Implantação da Assessoria Especial de Políticas Públicas sobre Drogas, criada através da Lei Nº 15.234 de 19 de novembro de 2012, com o objetivo de articular, integrar, organizar e coordenar as atividades relacionadas as políticas públicas sobre drogas, realiza esta ação com intuito de mobilizar e integrar as ações do Estado com os 184 municípios, de forma a subsidiar os planos e programas de iniciativa dos governos, Federal, Estadual e Municipal.

 

19.08.2013

Assessoria de Imprensa das Coordenadoria

Camila Rios

Palácio da Abolição

Av. Barão de Studart, nº 505, Meireles

Telefone: (85) 3466.4939

CEP: 60120-000, Fortaleza – Ceará