Feira da Música 2013 começa nesta quarta-feira (21) no Dragão do Mar

20 de agosto de 2013 - 13:44

A partir desta quarta-feira (21) até sábado (24), o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Secult) será palco de um dos maiores eventos de música da música independente brasileira, já consolidado no calendário local. Em sua 12ª edição, a Feira da Música promove a integração das artes e debates sobre o cenário político-cultural, reunindo performances, formação e negócios. Parte da programação será também realizada no Estoril.

 

A novidade deste ano é a presença de projetos diversos ligados à música e às artes integradas, como o espetáculo de dança e concerto musical Cello Dance. O lançamento do livro Um Bom Lugar – Sabotage, seguido de show em homenagem aos 10 anos de morte do rapper paulistano, será outro destaque do evento.

 

A programação será composta pela apresentação de grupos previamente selecionados pelo Festival, além do Encontro Internacional da Música e da Rodada de Negócios.

 

O XII Encontro Internacional da Música será um espaço importante para debater a relação entre cultura e o cenário político que o Brasil vive hoje. Ocupação dos espaços públicos, movimentos sociais, política cultural, economia, ativismo na internet, cultura digital, redes de cultura, formação livre e outros inúmeros temas serão debatidos durante o evento. Além disso, a Feira da Música recebe, em 2013, o encerramento do ano letivo da Universidade das Culturas (UniCult), onde será dado um espaço especial à discussão sobre as redes de festivais e ao intercâmbio entre os territórios Norte e Nordeste.

 

Na Rodada de Negócios, que engloba a Feira de expositores, a Luthieria e o Feirão do Disco, a ideia é proporcionar um ambiente empreendedor de trocas, promovendo o encontro entre produtores de festivais e artistas e estreitando a relação entre eles. Esta forma de atuação está alinhada ao novo desenho da cadeia cultural, que estimula modelos de autogestão de carreira. Desde 2012, o evento saiu do formato de encontros individuais e passou a realizar rodas temáticas, onde participantes com interesses em comum se conhecem e criam relacionamentos.

 

Realizada pela Associação dos Produtores de Cultura do Ceará (Prodisc) / Casa Fora do Eixo Nordeste, a Feira da Música 2013 é filiada à Rede Brasil de Festivais Independentes, através do Circuito Nordeste de Festivais. Conta com apoio do Toque no Brasil (TNB); parceria do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará (Sebrae-CE), Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB), Itaú Cultural e Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC); promoção da Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura (Secultfor); e apoio cultural do Governo do Estado do Ceará e do Ministério da Cultura (MinC).

 

Mais sobre a Feira da Música

 

Ao longo de mais de uma década de atuação, a Feira da Música já envolveu cerca de 4.790 músicos em 765 shows, recebeu 264 painéis/oficinas e reuniu 726 expositores. Em sua décima segunda edição, a mostra consolida-se como um dos maiores eventos deste gênero no país e abre-se para um novo formato: um Programa continuado de ações por todo o ano, e não mais apenas um evento. Este ano, a programação se estende de maio a novembro, com atividades de formação (EntrePontos), circulação (Caixa Musical), difusão e integração entre agentes.

 

Confira a programação musical da Feira da Música 2013 no Dragão do Mar:

 

Dia 21/08

Encontro Internacional de Música

Às 14, na Praça Verde

Oficina de Construção de Instrumentos com Sucata | Marcos Melo

 

Dia 22/08

Rodada de Negócios

Das 10h às 13h, no Espaço Multiuso

Encontro Internacional de Música

Às 14, no Auditório

Oficina de Planejamento Técnico de Eventos para Produtores | Bebeco Baltaduonis

 

Shows

Às 18h, no Anfiteatro do Dragão do Mar (Palco Rock Cordel)

·         Cocaine Cobras (CE)

·         Zefirina Bomba (PB)

·         Sobre o Fim (CE)

·         Diablo Motor (PE)

·         In No Sense (CE)

·         Maldita (RJ)

Às 20h, na Praça Verde (Palco Brasil Independente)

·         Siara Quarteto (CE)

·         Cello Dance (RJ)

 

Dia 23/08

Encontro Internacional de Música

Às 14, no Auditório do Dragão do Mar

Laboratório de Técnica e Prática Vocal | Paulo Corjesu Brito Alves 17h: Lançamento do “Livro Um Bom Lugar – Sabotage”. Conversa com Toni C. e Preto Zezé.

Rodada de Negócios

Das 10h às 13h, no Espaço Multiuso

 

Shows

Às 18h, no Anfiteatro do Dragão do Mar (Palco Rock Cordel)

·         Lutherking (CE)

·         Far From Alaska (RN)

·         Jonnata Doll e os Garotos Solventes (CE)

·         Malbec (AM)

·         Strobo (PA)

·         Verônica Decide Morrer (CE)

Às 20h, na Praça Verde (Palco Brasil Independente)

·         Caio Castelo (CE)

·         Burgo (PB)

·         Falcatrua (MG)

·         Aíla (PA)

·         Escurinho (PB)

 

Dia 24/08

Encontro Internacional de Música

Às 14, no Auditório do Dragão do Mar

Técnica Vocal e Canto no Teatro Musical | Leandro Oliveira Cavalcante 20h: Lançamento do Livro Pérolas do Centauro | Pingo de Fortaleza

 

Shows

Às 18h, no Anfiteatro do Dragão do Mar (Palco Rock Cordel)

·         Grandphone Vancouver (PB)

·         Síntese (CE)

·         Dingo Bells (RS)

·         Daniel Peixoto (CE)

·         The Baggios (SE)

·         Mafalda Morfina (CE)

·         V-Road (PI)

Às 20h, na Praça Verde (Palco Brasil Independente)

·         Gustavo Portela (CE)

·         Criolina (MA)

    Madian e o Escarcéu (MA)
    Homenagem a Sabotage, com Z´África Brasil (SP), Versão Rap (SP), Preto Zezé (CE) e Família Sabotage (SP)

A programação completa pode ser conferida no site www.feiradamusica.com.br

 

Serviço: Feira da Música de Fortaleza 2013

De 21 a 24 de agosto, de 9h às 18h (formação) e 19h às 0h (shows), no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (R. Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema)

Mais informações: www.feiradamusica.com.br

 

20.08.2013

Assessoria de Comunicação do IACC

Luciana Vasconcelos (85 3488.8617 – 87338829)