Emprego: Governo celebra convênios com 33 prefeituras e amplia serviços

21 de agosto de 2013 - 17:44

Com o aumento do número de capacitação de jovens e adultos em todo o Estado, – mais de 50 mil nos últimos quatro anos – o Governo do Estado, por meio Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) celebra nesta quinta-feira (22), convênios com 33 prefeituras municipais, que desenvolvem ações no âmbito do Sistema Público de Emprego (Sine-CE). O objetivo é reforçar e ampliar as atividades desenvolvidas nos postos de atendimento do Sine-CE nessas cidades.

 

A partir desses convênios, explica o titular da STDS, Evandro Leitão, serão melhorados e ampliados o cadastro dos trabalhadores empregados e disponíveis nesses municípios, o que facilitará o encaminhamento a uma vaga de emprego nas empresas, permitindo a inserção de um maior contingente de jovens e adultos no mercado formal. Além disso, acrescenta o secretário, será possível identificar as habilidades e as reais necessidades de qualificação da mão de obra local, bem como operacionalizar, de maneira mais efetiva, o programa de seguro-desemprego, garantindo ao cidadão, de forma mais rápida, os seus direitos trabalhistas. 

 

Esforço conjunto

 

“Esses convênios são um esforço conjunto da STDS, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), do Sine-IDT e das prefeituras municipais”, acrescenta o coordenador de Promoção do Trabalho, Emprego e Renda da STDS, Robson Veras. Para ele, a iniciativa dará maior dinâmica nos processos de inserção e no acesso do trabalhador aos benefícios da rede pública de emprego. Atualmente, explica Veras, o SINE-CE conta com 38 agências distribuídas em 36 municípios do Ceará, incluindo a capital, e com 33 postos avançados de atendimento em igual número de municípios no interior cearense, totalizando 71 unidades.

 

A atual rede de atendimento da STDS/SINE-CE permanece sendo uma alternativa importante de acesso ao trabalho para um contingente expressivo e crescente de desempregados, seja para (re) colocar-se no mercado, seja para habilitar-se ao beneficio do seguro-desemprego formal ou pescador artesanal ou, ainda, para ter acesso aos cursos do Pronatec. Todos esses serviços têm acumulado, ao longo dos anos, um incontestável grau legitimidade e visibilidade, mantendo o Ceará como uma referência nacional, se comparado aos demais SINEs do país.

 

Serviço:

 

Data: 22 de Agosto (Quinta-Feira)
Horário: 9 horas
Local: Auditório da STDS – Rua Soriano Albuquerque, 230

 

21.08.2013

Assessoria de Comunicação Social da STDS

Carlos Eugênio (imprensa@stds.ce.gov.br / 85 3101.2099 – 2089)

Twitter: @stdsonline