Detran instala semáforo de pedestre na Rodovia Carlos Jereissati

22 de agosto de 2013 - 20:00

O Detran vai instalar após a meia-noite desta sexta-feira (23) um conjunto de semáforos para passagem de pedestre nos dois sentidos da Avenida Senador Carlos Jereissati (CE 401), em frente ao Aeroporto Pinto Martins, em substituição ao conjunto de redutor de velocidade. Esse equipamento não apresentou o resultado esperado pelo Órgão, em função de frequentes colisões registradas naquele trecho. Mas a velocidade máxima no trecho continuará 60 km.

 

Com o semáforo, os pedestres poderão acioná-lo toda vez que precisar atravessar os dois sentidos da avenida. Quando foi inaugurada, em 1998, na mesma época da conclusão da nova estação de passageiros do Aeroporto Internacional Pinto Martins, o limite máximo de velocidade  foi 80km ao longo da extensão de toda a rodovia.

 

Mas após 10 anos de inauguração da via, começaram a ser registrados atropelamentos e acidentes por excesso de velocidade. E no primeiro semestre de 2012, a travessia de pedestres em frente ao aeroporto intensificou-se, com a ocupação de uma área pública margeando o canal de um riacho. No segundo semestre, o Detran instalou o redutor de velocidade, naquele local que passou a ter um limite de 60 km.

 

E ao longo do primeiro semestre de 2013, as batidas passaram a ser registradas com mais intensidade, porque o veículo que estava próximo à faixa de pedestre brecava, quando uma pessoa decidia atravessar a via, e outro veículo que prosseguia logo atrás se engavetava. Com o semáforo, o Detran espera que os acidentes deixem de acontecer, porque os condutores vão esperar a travessia do pedestre enquanto o sinal permanecer vermelho.

 

22.08.2013

 

Assessoria de Imprensa do Detran
Paulo Ernesto Serpa – paulo.ernesto@detran-ce.gov.br
(85) 3101.5813 e 3101.5819