Audiência Pública discute participação do Ceará na Semana de Ciência e Tecnologia

23 de agosto de 2013 - 12:52

Na próxima segunda-feira (26), às 14h30min, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, por meio da Comissão de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, irá promover Audiência Pública para discutir a participação do Ceará na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2013. A SNCT é promovida anualmente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e coordenada no Ceará pelo Governo do Estado, através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece). Este ano a Semana terá como tema “Ciência, Saúde e Esporte” e em Fortaleza as atividades estarão concentradas na Arena Castelão. A ideia é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em ações que envolvam esporte, ciência e saúde, mostrando ao público como a ciência e a tecnologia são hoje elementos essenciais no domínio esportivo.

 

A audiência pública contará com a participação da presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa do Ceará, deputada Rachel Marques; do secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, René Barreira; do coordenador estadual da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, Prof. Dr. Francisco Carvalho.

 

Também confirmaram presença o Coordenador de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura Municipal de Fortaleza, Prof. Dr. Tarcísio Pequeno; o presidente do Instituto Centec, Francisco Férrer Bezerra; o presidente da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação Software e Internet (Assespro), Márcio Braga; o diretor Técnico do SEBRAE Ceará, Alci Porto Gurgel Júnior. Foram convidadas instituições como Funceme, Nutec, universidades, secretarias de C&T dos municípios, além de representantes da Secretaria do Esporte, Secretaria Especial da Copa, Secretaria da Saúde e Secretaria da Educação.

 

SNCT 2013

 

A SNCT 2013 promoverá e apoiará atividades que estimulem a interação entre esporte, ciência e saúde, mostrando ao público como a ciência e a tecnologia são hoje elementos essenciais neste domínio, particularmente nos esportes de alto desempenho. Nesse contexto, as ações da SNCT pretendem explorar e estimular a aprendizagem sobre o funcionamento do corpo humano nos esportes, nos exercícios, nos movimentos e na sua relação com o entorno natural, do ponto de vista da ciência.

 

No Ceará, a Secitece coordena as atividades e apresentará, durante a audiência pública, a proposta para o evento deste ano que inclui exposições, oficinas e palestras na Arena Castelão.

 

O Estado tem sido destaque em todas as edições do evento. No ano passado, foram 1.220 ações desenvolvidas, recorde de atividades. A exposição na praça Luiza Távora recebeu cerca de 5 mil visitantes, com destaque para os estudantes de escolas públicas e particulares.

 

InfoBrasil

 

O encontro irá marcar o lançamento da 39ª edição do InfoBrasil TI & Telecom, que a partir deste ano, passa a integrar as atividades da SNCT. A InfoBrasil acontecerá durante a Semana, entre os dias 22 a 24 de outubro de 2013, no Centro de Cultura e Artes da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, em Fortaleza, com o tema geral “Tecnologia, Criatividade, Inovação e Negócios”.

 

Serviço:

Audiência Pública sobre a participação do Ceará na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2013
Data: 26/08/13 (segunda-feira)
Hora: 14h30
Local: Complexo de Comissões Técnicas da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Av. Des. Moreira, 2807 – Dionísio Torres)
Mais informações: 85 3101-6466

 

23.08.2013

 

Assessoria de Imprensa da Secitece
Cynthia Cardoso – 85 3101.6466 | 85 8877.9710 (oi) | 85 9737.9950 (tim)