Porto Iracema das Artes inicia atividades escolares neste fim de semana

23 de agosto de 2013 - 12:14

Confira as diversas opções de lazer, cultura e arte que o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, a Escola Porto Iracema das Artes, a Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho e o Centro Cultural Bom Jardim, equipamentos geridos pelo Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IACC), vinculado à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, oferecem como destaques para esta semana.

 

Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema.

 

Centro de Narrativas Audiovisuais – CENA 15 – será inaugurado neste sábado (24)

 

A inauguração do Centro de Narrativas Audiovisuais – CENA.15, neste sábado (24), inicia as atividades escolares do Porto Iracema das Artes. Concebido como um espaço de criação e experimentação de narrativas audiovisuais, o CENA é pioneiro na América Latina, enquanto experiência de formação de especialistas em formulação de narrativas. A inauguração do CENA, que funcionará na Rua José Avelino, Nº 495, acontecerá a partir das 19 horas, com a realização de uma Master Class com o cineasta sueco Lars Lundström, autor de “Real Humans”, uma das séries de televisão de maior destaque no mercado europeu de audiovisual.

 

O CENA.15 (o número é referência aos 15 anos de inauguração do Centro Dragão do Mar) é resultado de uma longa reflexão sobre o mercado de audiovisual brasileiro. O presidente do Dragão do Mar, Paulo Linhares, observa que o diagnóstico mais unânime em torno do cenário audiovisual brasileiro indica “a nossa precariedade de modelos de narrativas. Não temos bons contadores de histórias para as mídias audiovisuais. Este, aliás, é o setor de maior demanda internacional”- afirma Paulo Linhares, acentuando que “o CENA funcionará como o coração do projeto do Porto Iracema. Como funcionou o Centro de Dramaturgia para o Instituto Dragão do Mar”, disse.

 

O CONCEITO DE “STORYTELLING”

 

Paulo Linhares observa que a ideia do CENA começou a ser construída logo quando assumiu a direção do Centro Dragão do Mar. “Conversei muito com o Karin Ainouz e com outros profissionais do audiovisual e da dramaturgia. A gente fez um diagnóstico da dificuldade de se construir narrativas, de se contar histórias, não de uma maneira tradicional obrigatoriamente, mas de construir narrativas fragmentadas ou contínuas ou de todo tipo”- disse Linhares. O CENA.15 dialoga com o conceito contemporâneo de ”storytelling”, que trabalha com a ideia de histórias escritas para diversas telas, incluindo as mídias móveis, a TV, a tela de cinema, etc etc.

 

MASTERCLASS E ENCONTROS INDIVIDUAIS

 

A inauguração do CENA.15 reúne uma série de atividades, que já acontecem, inclusive, nos dias anteriores ao 24 de agosto. São Master Class e encontros individuais com os realizadores dos cinco projetos selecionados para o Laboratório de TV, que já iniciaram o processo de reflexão e aperfeiçoamento dos projetos de séries televisivas. Marcelo Gomes, François Sauvagnargues e o sueco Lars Lundström são os convidados dos primeiros MasterClass.

 

O primeiro Masterclass acontece nesta quarta-feira, dia 21, e conta com a presença do cineasta Marcelo Gomes, que irá exibir e discutir sobre o processo de realização e escrita do filme “Cinema, Aspirinas e Urubus”, em que ele é diretor.

 

No dia 23, sexta-feira, é a vez do François Sauvagnargues exibir um episódio da série “CARLOS”, da qual ele é produtor e também discutir com o público sobre o processo de realização e escrita da série.

 

O último encontro, que acontecerá no dia 24, recebe o sueco Lars Lundström, autor da série “Real Humans”. Como nas apresentações anteriores haverá a exibição de dois episódios da série, seguida de discussão sobre o processo de escrita e realização da mesma. Em seguida, às 20 horas, haverá a solenidade de inauguração do CENA.

 

Dia 21.08 – 19h às 22h – Auditório do Centro Dragão do Mar: Masterclass “Cinema, Aspirinas e Urubus”, com a presença do diretor do filme, Marcelo Gomes.

 

Marcelo Gomes é Cineasta, 1962, Recife. Estudou cinema na Universidade de Bristol, Inglaterra. De volta ao Brasil fundou a produtora Parabólica Brasil, onde realizou curtas e vídeos ao lado de Adelina Pontual e Cláudio Assis. Em 1995, dirigiu o curta-metragem “Maracatu, Maracatus”, premiado no Festival de Brasília. Em 2002, foi corroteirista do longa-metragem “Madame Satã”, de Karim Aïnouz. Em 2005, lançou seu primeiro longa-metragem, “Cinema, Aspirinas e Urubus”, selecionado para a mostra “Um Certo Olhar” do Festival de Cannes. Em 2012, dirigiu e roteirizou “Era uma vez eu, Verônica”, filme vencedor de sete prêmios no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.

 

Dia 23.08 –19h às 22h – Auditório do Centro Dragão do Mar: Masterclass “Série CARLOS – exibição de um episódio”, com a presença do produtor, François Sauvagnargues.

 

François Sauvagnargues é diretor e produtor do Departamento de Ficção do canal de televisão francês ARTE. Este canal é co-produtor da série “Carlos”, de Olivier Assayas. Sauvagnargues também é especialista de ficção e delegado geral do FIPA/Festival Internacional de Programas Audiovisuais de Biarritz. Acontece em janeiro, em Biarritz, na França, e este ano foi a 26ª edição do Festival.

 

Série “CARLOS”:

 

Carlos é uma série de televisão franco-alemã, que se passa na década de 1970, sobre a vida do terrorista internacional Carlos, o Chacal (Ilich Ramírez Sánchez). A história começa em sua primeira série de ataques em 1973 até sua prisão, em 1994. A produção é parceria dos Canais franceses Canal+ e Arte e foi dirigido por Olivier Assayas. Estreou em 2010 como uma mini-série em três partes  no canal pago Canal +. No mesmo dia em que estreou em Canal +, a versão completa, 5 horas e meia, também foi exibido no Festival de Cannes 2010. Ganhou diversos prêmios, entre eles, o Globo de Ouro de melhor minissérie ou filme para televisão.

 

Dia 24.08 –17h às 19h – Salão do Cena 15 (Centro de Narrativas Audiovisuais – Rua José Avelino, Nº495 – antigo Alpendre): MasterClass, “REAL HUMANS – exibição de dois episódios”, com a presença do autor da série, o sueco Lars Lundström (com tradução simultânea).

 

Os últimos anos têm apresentado boas surpresas em relação às produções audiovisuais televisivas oriundas da Suécia, Dinamarca e outros países nórdicos. Este movimento não tem passado despercebido pela indústria televisiva mainstream, que procura corrigir o descompasso adquirindo, por exemplo, os direitos de exibição e de adaptação de obras de referências destes países para renovar a programação das tvs européia e norte-americana. Exemplo desta cena emergente é a série “Real Humans”, de autoria de Lars Lundström, que já foi negociada com cerca de 50 países, entre os quais França, Alemanha, Coréia e Austrália.

 

Lundström contou com a direção de Harald Hamrell, um dos diretores mais experientes da Suécia. A produção dispensa grandes efeitos especiais, apostando na atuação dos hubots feita por um elenco de atores impressionante.

 

Série “REAL HUMANS”:

 

A série “Real Humans” se passa na Suécia, em uma sociedade que conta com robôs humanóides (chamados hubots) como mão de obra. Alguns deles contribuem nas tarefas cotidianas ou na indústria. Os humanos têm diversas formas de relação social e afetiva com os hubots  Algumas famílias naturalizam essas relações, a ponto de tratarem seus robôs como entes queridos, ou estabelecem relações amorosas e sexuais. Mas as relações com os robôs dividem essa sociedade. De outro lado, algumas pessoas estão assustadas e rejeitam os hubots e sua posição social. Os humanos também se questionam sobre sua condição, sua natureza de trabalho escravo e seus sentimentos. A história apresenta, ainda, questões sobre xenofobia, imigração ilegal e relações homo afetivas.

 

O que é ser humano?

 

“Real Humans” poderia ser considerada uma série de ficção científica, se for levado em conta o le motif principal que estabelece o conflito entre humanóides cibernéticos e uma sociedade humana que transita entre a funcionalidade de contar com avanços tecnológicos e a resistência em lidar com novos modelos de compreensão sobre a vida. Para o autor, no entanto, o seriado não cabe dentro de um rótulo tão preciso. Atitude compreensível se consideramos os desdobramentos filosóficos e sociológicos que as relações desencadeadas por seus personagens detonam no decorrer da trama.

 

Contatos: (85) 81412803 / 2195592 Produtora do Laboratório Audiovisual para TV – Glaucia Barbosa – 85 – 8191.6064/ 85 – 9676.5614

 

Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho
Av. Francisco Sá, 1801 – Jacarecanga 60010-450 – Fortaleza-CE
Informações e agendamento de visitas: (85) 3238.1244

 

ILHA DIGITAL:

 

A ilha digital da EAOTPS é disponibilizada para pesquisas, serviços de impressão, digitalização e periodicamente ministra curso básico de informática. O acesso à internet é gratuito.

 

BIBLIOTECA THOMAZ POMPEU SOBRINHO:

 

Aberta à comunidade, a Biblioteca EAOTPS conta com acervo em torno de 1.500 livros para consulta local nas áreas de Artes, Arquitetura, Patrimônio Cultural, Ofícios Tradicionais e Literatura.
+ Horário de Funcionamento: Segunda a sexta, de 8h às12h e 13h30min às 17h30min.

 

ATELIER DE XILOGRAVURA:

 

O ateliê de xilogravura da EAOTPS pode ser utilizado, mediante agendamento prévio, de segunda a sexta, no horário de 8h às 17h30min para atividades de impressão. Para conhecer as normas de utilização e agendar horário, os (as) interessados (as) podem entrar em contato com a Escola, pelo telefone: 3238 1808

 

LOJA DE ARTESANATO
Conheça alguns produtos desenvolvidos pelos alunos em cursos realizados na EAOTPS.

 

VISITA GUIADA:
Escolas, Instituições e grupos em geral podem agendar uma visita guiada para conhecer os diversos espaços da EAOTPS. Agende sua visita! Contato: (85)3238.1244.

 

Inscrições abertas para Curso de Conservação, Restauração e Organização de Acervos Museológicos até 22 de agosto
O curso visa capacitar jovens para procedimentos e aplicações de técnicas básicas de conservação que os auxiliarão em atividades em museus e instituições culturais na salvaguarda de seu acervo. O curso será realizado na Escola e serão desenvolvidas também atividades de estágios nas instituições.

 

Benefícios: vales transportes, lanche e bolsa-auxílio. Público alvo: jovens de 18 a 29 anos com ensino médio concluído ou cursando o último ano.

 

Inscrições abertas até 22 de agosto de 2013. Local: Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho. Horário: 13h30 às 17h30. Acesso gratuito. Duração: 400h. Classificação: 18 a 29 anos. Contato: (85) 3238-1244.

 

X Festival Nordeste de Mágicos acontece neste final de semana

 

De 23 a 25 de agosto, o Dragão do Mar será sede do X Festival Nordeste de Mágicos (Fenoma). Realizado pelo Núcleo de Amigos Mágicos do Ceará (NUAMAC), o Festival reúne cerca de 100 mágicos de diversas partes do país e do mundo para trazer ao público apresentações abertas, feira de artigos mágicos, de competições e oficinas.

 

Uma das principais atrações será o mágico americano Jeff Mc Bride, premiado com o Grand Prix Internacional de Magia por três vezes. Também se apresentam mágicos brasileiros como Karlos della Re, vencedor do último Festival Latino Americano de Mágica, realizado este ano no Chile. Outros nomes consagrados como Henry Vargas, campeão mundial de mágica,  e Kellys, e Ryan Rodrigues, confirmaram presença.

 

Quanto à feira de artigos mágicos que será instalada no festival, os organizadores garantem um bom espaço de compras. “Esse segmento artístico se destaca na economia criativa. Sua cadeia produtiva envolve diferentes agentes, produtos e serviços. É um mercado que consegue perpassar a cultura de massa às pequenas produções de circos mambembes”, analisa o atual presidente do NUAMAC, Marcos Queiroz.

 

Serviço:
X Festival de Mágicos do Nordeste – Fenoma 2013
Dias 23, 24 e 25 de agosto de 2013, às 20h, no Teatro Dragão do Mar. Ingressos: R$ 40,00 / 20,00.
Dia 24, às 16h, no Teatro Dragão do Mar. Ingressos: R$ 40,00 / 20,00.
Espetáculo AbraCasabra – Dia 25, às 16h, no Teatro Dragão do Mar. Acesso gratuito.
Contatos: Marcos Queiroz – Presidente – 8828.6868.  Fernando Dantas – Diretor de Marketing – 8898.3344/81037584.

 

[Infantil]
Brincando e Pintando no Dragão do Mar – Brincadeiras e atividades infantis para todas as idades orientadas por monitores.
Serviço: Domingo (25), às 16h, na Praça Verde. Acesso gratuito.

 

[Múltiplas linguagens]
Sahaja Yoga
A prática permite que a pessoa se identifique com o seu verdadeiro ser, abandonando os hábitos negativos para a evolução espiritual.
Serviço: Sexta (23), às 16h, no Bosque da Praça Verde. Acesso gratuito.

 

Feira Dragão Arte
Feira de artesanato realizada em parceria entre SEBRAE-CE e SIARA-CE.
Serviço: De sexta a domingo, das 17h às 22h, Ao lado do Espelho D’água. Acesso gratuito.

 

Planeta Hip Hop
Grupos promovem exibições de dança e música hip hop.
Serviço: Sábado (24), às 19h, na Arena Dragão do Mar. Acesso gratuito.

 

5º Grupo Escoteiro do Ar Pinto Martins
De acordo com a faixa etária dos participantes, o grupo define as atividades de  escoteirismo.
Serviço: Sábado (24), das 14h às 17h, no Bosque Praça Verde. Acesso gratuito.

 

Museu da Cultura Cearense (MCC)

Verde – amarelo

A exposição mostra divertidas facetas da torcida futebolística brasileira – e, em especial no Nordeste e em cidades do interior. A mostra enfatiza o design da rua, os inventos do dia a dia e os momentos quando os brasileiros se orgulham das cores da bandeira brasileira. A maioria das imagens e dos objetos foi captada no interior do Ceará, durante os últimos grandes eventos esportivos, como na Copa de Mundo de 2010.

 

Visitação de terça a quinta, das 9h às 19h (acesso até às 18h30) e sexta a domingo, das 10h às 20h (acesso até às 19h30). Acesso Gratuito. A exposição sairá de cartaz no dia 25 de setembro.

 

Vaqueiros [Sala 4] (ÚLTIMO ANO)
Exposição lúdica, de caráter didático, percorre o universo do vaqueiro a partir da ocupação do território cearense pela pecuária até a atualidade. Utiliza cenografia, imagens e objetos ligados ao cotidiano do vaqueiro.

 

Visitação de terça a quinta, das 9h às 19h (acesso até às 18h30) e sexta a domingo, das 10h às 20h (acesso até às 19h30). Acesso Gratuito.

 

Brinquedo – A Arte do Movimento [Sala 3] (ÚLTIMO ANO)
A exposição estimula a memória e ativa a sensibilidade. Os brinquedos expostos pertenciam a Coleção Macao Goes e hoje fazem parte do acervo do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

 

Visitação de terça a quinta, das 9h às 19h (acesso até às 18h30) e sexta a domingo, das 10h às 20h (acesso até às 19h30). Acesso Gratuito.

 

Museu de Arte Contemporânea MAC

 

Leonilson Inflamável

 

A exposição apresenta um generoso recorte da produção artística do cearense Leonilson. Com curadoria de Bitu Cassundé, a mostra evidencia parte de um acervo ainda inédito no Ceará, composto, principalmente, por três coleções: Família Bezerra Dias, Museu de Arte Contemporânea do Ceará – MAC CE e Museu de Arte Moderna de São Paulo – MAM SP. “Leonilson Inflamável” traz desde as lonas, gravuras, desenhos e bordados da sua última fase, até trabalhos iniciais produzidos em Fortaleza, na Maraponga.

 

Visitação de terça a quinta, das 9h às 19h (acesso até às 18h30) e sexta a domingo, das 10h às 20h (acesso até às 19h30). Acesso Gratuito. A mostra segue em cartaz até 8 de setembro.

 

Biblioteca Leonilson

 

Espaço especializado em artes visuais com cerca de dois mil livros nas áreas de Fotografia, Design, Museologia, História da Arte, Arquitetura e Urbanismo, Moda e Arte Contemporânea.
Serviço: De terça a quinta, das 9h às 12h e das 14h às 18h. Sexta, das 10h às 12h e das e das 14h às 18h. Gratuito.

Horário da Lojinha Dragão do Mar: terça a quinta, das 9h às 18h, sexta a domingo, das 14h às 20h.

 

[Planetário]
O Planetário CDMAC encontra-se em manutenção preventiva

Escola Porto Iracema das Artes
Rua Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema.
Atendimento ao público no Dragão do Mar (Espaço Mix) – 9h às 18h
E-mail: inscricoesportoiracema@gmail.com
Tel: (85) 3219.5592 / (85) 3488.8608

_______________________________________________________________

 

Centro Cultural Bom Jardim
Rua 3 Corações, 400 – Bom Jardim
Arte da Mágica
 “AbraCASAbra”
Grupo: Mágico Raphael Santa Cruz
Direção: Marcos Queiroz
Produção: Chirs Galdino

 

Se fosse possível colocar literalmente um toque de magia no atribulado cotidiano das grandes metrópoles? O espetáculo “AbraCASAbra!” mostra que  sim. O jovem mágico Raphael Santa Cruz criou uma proposta interativa que mescla a arte do ilusionismo com as atividades do cotidiano, temperando todas as cenas com pitadas de humor. Situações corriqueiras como: arrumar a casa, regar as flores e encher o aquário, são cenário para à mágica acontecer. Misturando ficção e realidade, Raphael, aproxima o público da magia ajudando, de um jeito poético, a lançar reflexões acerca das atribulações da vida contemporânea que acabou afastando os indivíduos da espontaneidade e da leveza.

 

Dia: 22, no Teatro Marcus Miranda. Duração: 5 h. Classificação livre.
Programação e horários:
08:30 às 11:30 – Oficina de Iniciação à Arte da Mágica
14:00 e às 15:30 – Apresentação de Mágica “Abra Casabra”
Contatos: (81)97214371 e 30486066 / doutormagico@yahoo.com.br

 

MOVIMENTO URBANO
Movimento Urbano
Campeonato de Dança de Rua – B. boys x B. boys
Grupo: A Voz da Periferia
Direção: André dos Santos

 

O campeonato é um evento que busca promover um encontro de adeptos da cultura hip hop por meio da dança de rua. Essa atividade também será uma plataforma de afirmação da identidade da cultura hip hop e da cidadania do público (Criança, jovens e adultos) moradores do Grande Bom Jardim e bairros vizinhos.

 

Dia: 23, na Escola Luíza Távora e 31, na Praça Central, de 13h às 19h. Duração: 06h. Classificação livre. Contatos: 8687 2880 / andrektl2@gmail.com

 

EXPOSIÇÃO
Mostra Bira de Arte
Curadoria: Maira Gutierres
A Mostra Bira de Artes apresenta a produção coletiva dos alunos da EEFM Dr. Ubirajara Índio do Ceará, realizadas no Laboratório de Produção de Imagens nos módulos de Desenho, Pintura e Fotografia ministrados pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência-PIBID, junto ao Curso de Licenciatura em Artes Visuais do Instituto Federal do Ceará-IFCE.
 A exposição permanecerá até 25 de agosto. Horário de visitação: 09hs às 12hs / 14h às 18h.

 

VENHA LER

Venha Ler!
Facilitador: Ana Paula Sales
Tema do Mês: O Amigo Invisível
No mês de Agosto, durante os encontros do Venha Ler o livro “O Amigo Invisível” será trabalhado, estimulando a criatividade literária das crianças.
Dia: 24, às 14h, na Biblioteca.
Contato: 8895-9770 / 9707-6597

 

LAGARTA PINTADA
Lagarta Pintada
Cristina Gadelha e Leticia Silva

Programa lúdico-educativo que proporciona ao público infantil momentos de lazer e criação através de atividades de pintura e desenho livre, jogos, cantigas de roda e brincadeiras da cultura tradicional popular. Oficina de Capacitação em Brinquedoteca e Arte Educação – (Brincadeira de Criar), com a facilitadora Paula de Oliva.
Dia 25 – Pinturas e Brincadeira às 16h. Duração: 2h. Classificação livre.
Contatos: 3497 5981/ cristinagadelha@ccbj.org.br.

 

[CINECLUBE]
CINEMA

Dia: 25, às 15h
Programa: 74
Filmes:
– Os Xeretas (Sp, 2001, fic, cor, 35mm, 86 min)
Dir: Michael Ruman
– A Lasanha Assassina ( Sp, 2002, ani, cor, 35mm, 8 min)
Dir: Ale Machado

 

EVENTO EXTRA
Balcão da Cidadania

Grupo: Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará – Sejus
Direção: Regiane Dantas.
O balcão da cidadania vem com a necessidade de levar aos cidadãos a oportunidade de exercerem sua cidadania com conhecimentos de seus direitos e exercícios dos seus deveres, na perspectiva da educação em direitos humanos.
Atendimentos:
– Emissão de Documentos – (RG / CPF)
– Orientação e Emissão do Passe Livre do Idoso
– Orientação Jurídica (Educação em Direitos)
– Cadastro de Candidatos à Doação de Medula Óssea
– Atividades Físicas Recreativas
– PROCON Itinerante (Orientação Jurídica ao Consumidor, Abertura de Reclamação e   Distribuição do Código de Defesa do Consumidor)
– Divulgação da Coordenadoria de Políticas Públicas em Direitos Humanos
– Atendimento do Conselho Tutelar
– Emissão da CTPS
– Atendimento Móvel e Teatro de Fantoches
– Atendimento Jurídico
– Apresentações Culturais
Dia: 24, de 08h às 13h, no Teatro Marcus Miranda, Cine Clube, Multiuso II, Praça Central e Espaço Alternativos. Duração: 5h. Classificação livre.
Contatos: 8835 6830 (Regiane) /8738 9591 ou 9754 8924 (Priscila) / regiane.dantas@sejus.ce.gov.br / rdancol@hotmail.com / eventos@sejus.ce.gov.br

 

23.08.2013

 

Assessoria de Comunicação do IACC
Luciana Vasconcelos – 85 3488.8625