Ceará elege pela segunda vez a sua Miss Penitenciária

26 de agosto de 2013 - 12:56

O Instituto Penal Feminino Auri Moura Costa, em Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza fará a escolha da Miss Penitenciária. A edição de 2013 do concurso acontece nesta terça-feira, dia 27 de agosto, às 9h, na quadra poliesportiva da unidade com shows artísticos e o desfile de 22 candidatas, sendo 10 delas candidatas ao título de Plus Size.  Um palco e uma seleção musical foram programados para o desfile, que contará ainda com a banda de forró pé de serra Kbra da Peste e o humorista Zé Modesto para animar as internas, além de reunir algumas apresentações culturais surpresa. A secretária da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará, Mariana Lobo, é a presidente do corpo de jurados.

 

O projeto do Miss Penitenciária tem objetivo de trabalhar a autoestima das internas, valorizando as mulheres que, independente do cárcere, podem ser admiradas pela beleza e pela condição feminina. “Sabemos, por meio do acompanhamento psicossocial, que as internas ficam muito vulneráveis ao adentrar numa unidade prisional, muitas apresentam quadros depressivos e de solidão. Podem ser abandonadas pelos companheiros, pelos familiares e faz parte do nosso trabalho resgatar a autoestima delas, dar uma injeção de ânimo para que elas possam retornar a sociedade com capacidade de se reinventar e seguir em frente em uma nova história de vida”, pontua a secretária da Justiça e Cidadania do Ceará, Mariana Lobo.  Os familiares das candidatas poderão assistir e prestigiar a ação, que está sendo toda trabalhada por toda a equipe e pela direção da unidade.

 

Esta é a segunda vez que o concurso acontece na unidade. Em 2012, a cearense Priscila Viana, de 20 anos, foi eleita a primeira Miss Penitenciária do Ceará. Ao receber a faixa, ela confessou que foi a primeira vez que ganhou um desfile na vida. “Este concurso aqui é a prova de que existe beleza dentro e fora do presídio. Me sinto representante de todas vocês”, disse, durante discurso para as companheiras presas. O segundo lugar ficou com a também cearense Elene Marques e o terceiro com a portuguesa Mafalda Correia.

 

A unidade tem, atualmente, 469 internas.

 

26.08.2013

 

Assessoria de Comunicação da Sejus
Bianca Felippsen – (85) 3101-2862
email: ascom.sejus@gmail.com
twitter:@sejus_ce
facebook: sejusceara