Linha Leste: Tuneladoras chegam ao Porto do Pecém nesta quarta-feira (28)

27 de agosto de 2013

As duas primeiras tuneladoras (Tunnel Boring Machine – TBM) que serão utilizadas na construção dos túneis da Linha Leste do Metrô de Fortaleza chegam nesta quarta-feira (28) ao Porto do Pecém. Os equipamentos – num total de quatro – foram adquiridos pelo Governo do Estado em junho de 2012, mediante licitação, cuja vencedora foi a empresa norte-americana The Robbins Company, no valor R$ 128.224.258,52. As obras civis da linha estão sendo licitadas estando atualmente em fase de análise das propostas comerciais. As máquinas, que passaram por testes de operação em Shangai (China), chegam desmontadas e estão acondicionadas em 16 conteineres junto com mais 50 peças que serão transportados até o emboque localizado em área próxima à Estação Central no Centro de Fortaleza, onde serão montadas. As duas outras tuneladoras deverão chegar ao Ceará até o final do ano.

 

O Shield como é chamado a parte dianteira da máquina, responsável pela escavação, tem 6,9 metros de diâmetro e 10 metros de extensão e cerca de 460 toneladas. Na parte traseira do shield são montados dez carros/trailers com os equipamentos auxiliares da máquina, chamado back-up da tuneladora, onde estão a cabine de controle, unidade hidráulica, transformadores, painéis elétricos, enrolador de cabos, sistemas de lubrificação, de espuma e de injeção de Grount, Betonita, compressores, câmara de primeiros socorros, dentre outros.

 

Veja como ficará a Linha Leste do Metrô de Fortaleza: http://migre.me/fSooA

 

Ao todo, o shield e o backup, que formam a tuneladora, têm 125 metros de extensão, com cerca de 737 toneladas. As outras duas tuneladoras adquiridas pelo Governo do Estado do Ceará estão sendo montadas na mesma unidade da Robbins na China, para realização de testes em fábrica.

 

Os TBMs foram fabricados para uso nas condições de solo mais adversas, utilizando ferramentas de corte para solo argiloso e discos de corte para rocha, intercambiáveis, montados diretamente na roda de corte na parte frontal da máquina. O equipamento é composto ainda por Sistema de Transporte do material escavado, através de correias transportadoras; Sistema de montagem de anéis; Sistema de injeção de concreto grout, betonita, dentre outros sistemas auxiliares.

 

O Contrato com a empresa The Robbins Company inclui ainda outros equipamentos a serem utilizados na obra, quatro Sistemas de Ventilação, sendo um para cada conjunto túnel/máquina; Correias Transportadoras para o transporte do material escavado por toda extensão dos cerca de 20 km de túneis;  Formas e Equipamentos Auxiliares a serem utilizados em  duas fábricas de anéis, que deverão produzir cerca de 20 anéis/dia cada fábrica.

 

Equipamentos já recebidos
Dos equipamentos adquiridos pelo Governo do Estado já foram recebidos as Formas e Equipamentos Auxiliares para 02 (duas) Fábricas de Anéis e o Sistema de Ventilação, a ser utilizado nas escavações, composto de quatro sistemas independentes para cobrir os 20km de túnel. Esses equipamentos já estão guardados em área do Complexo Portuário do Pecém.

 

27.08.2013

 

Assessoria de Comunicação da Seinfra
Marco da Escóssia / Luiz Guedes (85 3216.3763 – 65)
@seinfrace (Twitter oficial da Secretaria da Infraestrutura do Estado)

 

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