Orquestra Eleazar de Carvalho realiza concerto dedicado ao jazz e ao rock

28 de agosto de 2013 - 17:47

A Série Oficial da Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho, nesta segunda edição do mês agosto, apresenta um grande momento de celebração da música orquestral. O Jazz Rock Concert, que vai unir arcos e cordas a obras de jazz contemporâneo e de rock, em seus mais variados estilos e épocas. O concerto está agendado para esta quinta-feira (29), às 19h30min, no Theatro José de Alencar, com entrada franca. A regência é do maestro Arthur Barbosa e o programa é surpresa.

 

Para o Jazz Rock Concert, foram convidados dois solistas, Eliano Braz e Suzanna Barnes. Brasileiro, natural de Fortaleza, mas radicado em Nova York, Eliano foi membro da Orcec por sete anos. Após ter tocado com grandes nomes tanto da música erudita quanto popular no Brasil, foi para os Estados Unidos, onde ganhou experiência ao lado de formações como a Empire State Symphony e a One World symphony. Atualmente, é professor e diretor artístico da Baptista Thessalonia Academy, no Bronx, Nova york.

 

Suzanna Barnes iniciou seus estudos com o violino ainda criança, nos Estados Unidos, dedicando-se inicialmente à formação clássica. Entretanto, desenvolveu o desejo de improvisar e logo foi aceita no programa de Jazz na University of Cincinnati College-Conservatory of Music, onde conseguiu seu diploma de Bacharel. Durante seus anos de faculdade, mudou-se para Nova York, onde obteve experiência de palco e como professora. Suzanna é autora dos livros “Killer Technique: Fiddle”, “Killer Technique Mandolin”, “Fiddle Chord Book” e “Fiddle Scale Book”.

 

Comenda Orquestra Eleazar de Carvalho

 

A Associação Artística de Concertos do Ceará (AACC) realizará, durante a segunda edição da Série Oficial de agosto, a entrega da Comenda Orquestra Eleazar de Carvalho aos agraciados de 2013. A honraria foi criada em 2012, por ocasião das comemorações do centenário do maestro Eleazar de Carvalho, em reconhecimento ao trabalho de personalidades que se destacaram no apoio ao desenvolvimento da Orcec, bem como da música de concerto cearense como um todo.

 

 Serão homenageados o Chanceler Airton Queiroz, pelo trabalho destinado em prol da educação no Ceará e pelo incentivo à música de concerto por meio do Festival Eleazar de Carvalho, que chegou à 15ª edição em 2013, e Salmito Filho, vereador de Fortaleza licenciado e titular da Secretaria de Turismo de Fortaleza. Enquanto vereador, e estando à época na presidência da Câmara Municipal de Fortaleza, Salmito apresentou o projeto originário da Lei 9.814/2011, que institui o Dia Municipal da Música de Concerto, bem como a Semana de Música Alberto Nepomuceno.

 

A noite reserva ainda a entrega dos certificados aos vencedores do I Concurso Orcec para Jovens Compositores Cearenses. O primeiro lugar ficou com a peça “A Morte de Iracema”, de Marcos Paulo Miranda Leão dos Santos, enquanto o segundo lugar foi “Deus Ex Machina”, de Caio Menezes Facó, seguida por “Nereidas”, de Pedro Gustavo de Sousa Rocha, premiado com o terceiro lugar. O objetivo do concurso foi estimular a produção artística no âmbito do desenvolvimento da música de concerto no Ceará.

 

Além de fazerem jus ao certificado da Orcec, as peças vencedoras serão gravadas no próximo CD da orquestra e lançadas oficialmente em concerto ainda na atual temporada. A banca examinadora foi composta de três músicos de reconhecida competência, indicados pela Comissão Artística Colegiada da Orcec.

 

A Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho é uma ação da Associação Artística de Concertos do Ceará (AACC), com apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult). Neste programa, conta ainda com o apoio do Theatro José de Alencar.

 

Série Oficial da Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho

Jazz Rock Concert

Regência: Arthur Barbosa

Solistas: Eliano Braz e Suzanna Barnes

Entrega da Comenda Orquestra Eleazar de Carvalho

Agraciados: Airton Queiroz e Salmito Filho

Entrega dos Certificados do I Concurso Orcec de Jovens Compositores Cearenses

Premiados: Marcos Paulo Miranda Leão dos Santos, Caio Menezes Facó e Pedro Gustavo de Sousa Rocha

Dia 29 de agosto, às 19h30

Theatro José de Alencar

 

Entrada franca

Mais informações:

AACC: 85 3252.3378

Roberto César Lima: 85 8828.6405