Porto Iracema das Artes oferece masterclasses com profissionais do teatro e da música

9 de setembro de 2013 - 19:08

A Escola Porto Iracema das Artes realiza nesta terça-feira (10), às 19 horas, o primeiro Masterclass do Laboratório de Música. O encontro conta com a participação do músico paulistano Arrigo Barnabé que tratará sobre o tema “O Processo de Composição de Arrigo Barnabé e a Vanguarda Paulista”. O artista falará sobre seu processo de composição, articulando sua experiência estética com a tradição erudita e popular da música brasileira. O evento é aberto ao público, com direito a certificado, e acontecerá no auditório do Centro Dragão do Mar. Nos dias 11 e 12, o músico encontra-se com o grupo “Carlos Hardy & O Circo dos Littles”, com o objetivo de realizar oficinas para o aperfeiçoamento do projeto selecionado no Laboratório de Música.

 

Como continuidade às atividades da Escola, na próxima sexta-feira (13) é a vez do Laboratório de Pesquisa Teatral realizar também seu primeiro Masterclass, que trará o diretor e dramaturgo Roberto Alvim (da Cia. Club Noir, SP). O encontro acontece às 19h30min, também no Auditório do Centro Dragão do Mar. A palestra, que tem como tema “Teatro como invenção: tradição, ruptura, desdobramentos”, visa apresentar ao público um panorama dos mais inovadores procedimentos cênicos empregados por dramaturgos e encenadores na contemporaneidade, mostrando como estas estratégias dialogam com a História do Teatro, promovendo ressignificações e deslocamentos insuspeitados nos fundamentos do drama tradicional. O evento também é aberto ao público e terá direito a certificado.

 

As inscrições podem ser feitas no site www.inscricoesportoiracema.com.br.

 

Palestrantes

 

Roberto Alvim (1973) é dramaturgo, diretor e professor de Artes Cênicas. Escreveu e dirigiu dezenas de peças, encenadas no Brasil e em países como França, Argentina, Suíça, México e Bélgica. Leciona Dramaturgia e História do Teatro em diversas instituições e universidades. Como diretor e dramaturgo, já foi indicado e venceu os prêmios mais importantes do teatro brasileiro – Prêmio BRAVO!, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Shell, Prêmio APCA. Desde 2006 reside na cidade de São Paulo, onde dirige a companhia CLUB NOIR, dedicada a encenar obras de autores contemporâneos. Publicou em 2012 o livro DRAMÁTICAS DO TRANSUMANO, contendo novos conceitos acerca de criação dramatúrgica.

 

Arrigo Barnabé é oriundo de Londrina, Paraná, surge na cena musical brasileira no final dos anos 70 ( 1979 – festival universitário da TV Cultura com Diversões Eletrônicas e Festival de MPB da TV Tupi com Sabor de veneno). Em 1980 lança o álbum independente “Clara Crocodilo”, marco inicial da vanguarda paulista, apresentando uma fusão entre a música popular urbana e a música erudita?contemporânea. Tubarões Voadores de 1984, inicia uma pesquisa de unir música e história em quadrinhos. Seus trabalhos mais recentes incluem o cd “Clara Crocodilo uma suite a 4 mãos”, o DVD Metamorfose, com a Orquestra a base de sopro, de Curitiba, o dvd Caixa de Odio- o universo de Lupicinio Rodrigues.

 

Serviço:

 

Masterclass do Laboratório de Música com Arrigo Barnabé

10/09 – 19h – Auditório do Centro Dragão do Mar

 

Masterclass do Laboratório de Pesquisa Teatral com Roberto Alvim

13/09 – 19h30 – Auditório do Centro Dragão do Mar

 

Mais Informações:

 

Tiago Bejart – Produtor do Laboratório de Pesquisa Teatral

85 8868.2868 / 96382120

Éden Barbosa – Produtor do Laboratório de Música

85 99040014

 

09.09.2013

Assessoria de Imprensa da Escola Porto Iracema das Artes

Luzia Batista – 81412803