Fortaleza dá as boas-vindas às seleções classificadas para a Copa do Mundo 2014

12 de setembro de 2013 - 13:10

 

Falta pouco mais de nove meses para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™ e o povo cearense espera de braços abertos a chegada de todos os visitantes e das seleções que irão passar pela cidade-sede Fortaleza. A Arena Castelão está apta a receber quase 68 mil torcedores em cada uma das 6 partidas que irá sediar no evento. A mais animada delas certamente será o segundo jogo da fase de grupos do Brasil, que acontece às 16 horas, do dia 17 de junho. Além da Seleção Brasileira, o estádio recebe ainda nesta primeira fase, outros dois times cabeças de chave, que já levaram pra casa a Taça FIFA em outras edições do Mundial.

 

Com a classificação dos campeões mundiais Argentina (2 títulos) e Itália (4 títulos), na última terça-feira (10), o Castelão poderá ter os “hermanos” argentinos ou os italianos por aqui. Com eles, ao todo, são 10 os times que já carimbaram o passaporte para a Copa: Austrália, Coreia do Sul, Costa Rica, Estados Unidos, Holanda, Irã e Japão estão classificadas. “Nós estamos torcendo para que a Arena Castelão seja palco de grandes confrontos na Copa do Mundo do ano que vem. Mas seja quais forem as delegações que vierem para cá, serão tão bem recebidas quantos as cinco que conheceram Fortaleza durante a Copa das Confederações. Queremos mostrar que além da nossa tão conhecida hospitalidade, o Ceará também tem excelência em serviços, comércio, lazer e cultura. Queremos que todos se apaixonem e voltem muitas vezes!”, revela Ferruccio Feitosa, secretário especial da Copa 2014 no Ceará.

 

No próximo dia 6 de dezembro, acontece o sorteio para definir os grupos e também os jogos da primeira fase da Copa do Mundo. Ainda restam 22 vagas para a Copa no Brasil. A disputa entre os países está acirrada em todos os continentes. Até novembro, todas as 32 seleções serão conhecidas. Confira quais são as chances das seleções para se garantir no Brasil em 2014.

 

Europa

 

No velho continente, a disputa pelas 11 vagas restantes promete parar o mundo do futebol. Faltando duas rodadas para o fim das eliminatórias, muitas seleções precisam apenas empatar seus próximos jogos para se garantir no Brasil em 2014. É o caso de Alemanha, Bélgica e Suíça, que lideram seus grupos com certa folga e, se não der zebra, devem se classificar já na próxima rodada. Outras 26 seleções continuam na briga, incluindo as campeãs mundiais, Espanha, França e Inglaterra. Os líderes de cada grupo garantem vaga automática para a Copa do Mundo. Os segundos colocados se enfrentam na repescagem europeia de olho nas últimas quatro vagas.

 

Ásia e Oceania

 

Os países dos dois continentes disputam juntos as vagas para a Copa do Mundo. Austrália, Coreia do Sul, Irã e Japão já se classificaram. Jordânia e Nova Zelândia estão garantidas na repescagem mundial (que terá quatro times) e concorrem a duas vagas.

 

América do Sul

 

Faltando apenas duas rodadas para o fim das Eliminatórias Sul-americanas, restam três vagas para a Copa do Mundo. Colômbia, Chile, Equador, Uruguai e Venezuela ainda sonham com uma delas. A disputa promete ser elétrica, já que as seleções se enfrentam em confrontos diretos, nos dias 11 e 15 de outubro. O quinto colocado no continente enfrenta a Jordânia na repescagem mundial de olho em mais uma vaga.

 

América do Norte, Central e Caribe

 

Na quarta e última fase das eliminatórias da Concacaf, Honduras, Panamá e México brigam por uma vaga automática que resta para o continente. A outra vaga saíra na repescagem mundial contra a seleção da Nova Zelândia.

 

África

 

Não há nada definido no continente africano. Dez seleções concorrem a cinco vagas para jogar no Brasil próximo ano. Argélia, Burkina Faso, Cabo Verde, Camarões, Costa do Marfim, Egito, Etiópia, Gana, Nigéria e Senegal aguardam um sorteio para saber quais serão os confrontos diretos da última fase das eliminatórias africanas. Os cincos melhores colocados carimbam o passaporte para 2014.

 

12.09.2013

Assessoria de Comunicação da Secopa

Sabrina Lemos (85 3264.5359)